Em mais uma ação que busca a aproximação do Legislativo de Contagem com a população, a Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem esteve nesta sexta-feira (27/07) na Praça 21 de Abril no bairro Guanabara, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ressaca, registrando as reclamações, demandas, elogios e sugestões dos moradores da região.
Durante a ação, surgiram várias manifestações sobre a falta de materiais básicos na UPA Ressaca e sobre a necessidade de mais segurança na região. Fabiano Gonçalves contou que falta água sanitária para limpar o chão, papel higiênico nos banheiros, caneta e até extintor de incêndio. “Fora a falta de segurança, já que não temos a presença 24 horas por dia da Guarda Municipal dentro da UPA. Desse jeito, é difícil se sentir seguro até para ir lanchar”, disse.
Ernandes Lopes da Silva também solicitou mais policiamento na região, especificamente na Escola Estadual Deputado Simão da Cunha. “Eu não vejo guardas nas dependências da escola e sinto que ela foi esquecida pelas autoridades. Isso não pode acontecer, porque às vezes acontecem desentendimentos entres os alunos e ninguém está lá para ajudar”, contou.
O morador aproveitou para elogiar a iniciativa da Câmara. “A ação é importante, porque a voz do cidadão tem que ser ouvida. E nada melhor do que vir ao nosso encontro para isso acontecer”, afirmou Ernandes.
As solicitações recebidas pela Ouvidoria serão encaminhadas aos órgãos responsáveis pela resolução deles, e a resposta é repassada para o cidadão, da forma como ele escolhe ser contatado, por telefone ou e-mail.
A próxima ação da Ouvidoria Cidadã será no dia 25 de agosto, das 9h às 12h, no Parque das Amendoeiras, Regional Nacional. Além de poder registrar suas demandas e manifestações com a equipe da Câmara, a população terá acesso a diversos serviços e atividades voltados para toda a família.
Além das ações itinerantes, a população pode registrar suas demandas, pedidos de informação, sugestão, reclamações e críticas por diversos canais de atendimento:
* Por Xavana Horta
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...