ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara aprova doação de imóvel para regularização fundiária no Industrial

18 de setembro de 2018, por Leandro Perché

O Legislativo de Contagem aprovou, nesta terça-feira (18/09), a doação de um imóvel do Município para o Estado de Minas Gerais, com o objetivo de regularizar a situação fundiária do residencial Parque Arrudas, construído pelo Governo de Minas na região do Industrial. Tratam-se de dois lotes declarados de utilidade pública, com área conjunta de 774 m2, e onde já está instalado o Núcleo Habitacional Dom Bosco, parte do residencial de interesse social.

Em mensagem que acompanha o projeto (PL 21/2018), a Prefeitura de Contagem  explica que a doação se justifica pelas obras do Empreendimento de Requalificação Urbano e Ambiental do Ribeirão Arrudas. A área teria sido destinada à construção do conjunto habitacional, para reassentamento das famílias removidas pelo empreendimento.

“Como as obras de construção do Núcleo Habitacional já foram finalizadas e as famílias já foram ressarcidas, para providenciar a regularização fundiária do Residencial Parque Arrudas, faz-se necessária a transferência da titularidade dos referidos imóveis para o Estado de Minas Gerais que, por sua vez, outorgará a propriedade dos apartamentos aos respectivos beneficiários do programa que já se encontram reassentados”, escreve o prefeito Alex de Freitas (PSDB).

O texto da nova Lei determina que, a partir da doação, o Estado poderá utilizar o imóvel exclusivamente para construção de unidades habitacionais destinadas a famílias de baixa renda (até R$ 2.600 de renda mensal bruta); e a propriedade será transferida para cada um dos beneficiários do residencial. Caso o Estado não realize a regularização fundiária e a entrega das unidades em até 24 meses, a doação é revertida e o imóvel volta para o Município.

A proposição segue nos próximos dias para a Prefeitura de Contagem, e passa a valer como Lei a partir de sua publicação no Diário Oficial do Município. Após a doação, o Estado passa a ficar responsável pelas despesas de escrituração e demais obrigações do imóvel, e terá isenção de ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) e de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem