ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Lei aprovada na Câmara cria Parque Natural Nascentes do Sarandi

26 de setembro de 2018, por Leandro Perché

Os vereadores de Contagem aprovaram nesta terça-feira (25/09) um projeto de lei do Executivo que cria o Parque Natural Municipal Nascentes do Sarandi no bairro Cinco. Trata-se de uma área de mais de 360 mil m2 que já tem passado por intervenções para preservação do bioma que compreende a cabeceira do Córrego do Sarandi, com área de transição das bacias da Vargem das Flores e da Pampulha, e para a restauração da trilha ecológica às margens de um dos cursos d’água e de um viveiro de mudas.

Em mensagem que acompanha a matéria, o prefeito Alex de Freitas (PSDB) destaca que a criação do Parque proporcionará “uma gestão pública mais eficiente do espaço, promovendo a preservação e restauração ambiental dos locais degradados”. Outro benefício citado para a institucionalização da área é a de permitir participação de instituições de ensino e empresas em atividades de conscientização ambiental.

“A implantação do Parque visa a promover o resgate da biodiversidade local, uma vez que propõe recuperar a mata ciliar, e as ações propostas pretendem garantir maior preservação da área verde e das áreas de preservação permanentes, proporcionando uma interface harmoniosa com o meio ambiente natural e urbano, garantindo melhoria no microclima local, mediante a criação de um espaço para realização de atividades de educação ambiental junto à população e frequentadores”, justifica o texto.

A implantação e gestão do Parque ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que poderá efetivar convênios e parcerias com o objetivo de desenvolver atividades estabelecidas no Plano de Manejo, a ser desenvolvido. Haverá também um Conselho Consultivo, presidido pela secretaria e composto de representantes de órgãos públicos e de organizações da sociedade civil.

A matéria segue agora para a Prefeitura de Contagem e passa a valer com sua publicação no Diário Oficial do Município. A partir daí, o poder público terá 360 dias para fazer o levantamento cadastral das espécies arbóreas do local, avaliar acervos ambientais, fazer a retirada dos posseiros, além de elaborar o Plano de Manejo do Parque e submetê-lo ao Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem