Presidente da Câmara comemora Núcleo de Terapia Integrativa

Em 2015, o projeto de lei que inclui algumas terapias alternativas entre as práticas do SUS no município, de autoria do presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Daniel Carvalho (PV), foi aprovado em plenário e, na sequência, sancionado pelo então prefeito Carlin Moura (PCdoB).

Nesta terça-feira (04/12), durante o Grande Expediente, a lei foi relembrada pelo parlamentar, que comemorou mais uma conquista para a saúde do município. A lembrança, no entanto, foi motivada pela visita ao Núcleo de Terapia Integrativa (NTI), alocado no Centro de Consultas Especializadas (CCE) Iria Diniz.

Na ocasião, recebidos pela diretora do CCE, Alyne Vasconcelos, Daniel Carvalho e o secretário Municipal de Saúde, Cléber de Faria, puderam conhecer as instalações do novo equipamento que está em pleno funcionamento há pouco mais de um mês.

Considerada a medicina do futuro, as terapias trazem resultado rápido e eficaz. A prática pode ser considerada como complemento das ações da medicina convencional. Além disso, segundo o parlamentar, ela traz a diminuição do tempo de tratamento, impactando na fila de espera para outros tratamentos especializados, a diminuição significativa dos efeitos colaterais oriundos dos tratamentos convencionais, a diminuição das recorrências, aumento da qualidade de vida e menor necessidade de uso de medicações alopáticas e de tratamento invasivo.

Daniel Carvalho ressaltou que a concretização do NTI de forma oficial é motivo de muita alegria. “Essa é uma política pública consolidada que traz muitos benefícios aos pacientes que utilizam desse serviço. Nosso foco agora é lutar para que o serviço seja ampliado”, comemora.

Com atendimentos diários, serviços como acupuntura, auriculoterapia, vacuterapia e aromaterapia são ofertados aos usuários. E os resultados já podem ser observados. Na oportunidade, Bárbara Alves, que estava acompanhando sua mãe ao atendimento, relatou que o tratamento é essencial para a melhora do quadro clínico. “Já na terceira sessão era possível notar resultados positivos”, garantiu.

Vale ressaltar que o serviço já existia em Contagem e, agora, está unificado em um mesmo local, facilitando o atendimento, que atualmente é realizado por uma equipe composta por um enfermeiro, um médico e fisioterapeuta.

Vereadores repercutem

Em aparte, o vereador Alex Chiodi (SD) exaltou a persistência do presidente em propor a legislação e cobrar a execução da lei das práticas integrativas no SUS. “Esse é um dos grandes exemplos das ações desta Casa que trazem benefício para muitas pessoas”, ressalta o parlamentar.

Alessandro Henrique (PTC) também enalteceu a luta dos vereadores pela melhoria da saúde do município. “Estive no Iria Diniz recentemente, e tive o prazer de conhecer o centro de acupuntura, que ficou muito bacana. Temos que fazer isso mesmo, desenvolver políticas e iniciativas neste sentido e cobrar a execução das leis para melhoria da saúde e qualidade de vida da população”, conclui.

* Por Natália Rosa e Leandro Perché

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *