ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Presidente da Câmara abraça campanha Dezembro Verde

13 de dezembro de 2018, por Leandro Perché

Diante da necessidade de conscientizar a população sobre as consequências dos crimes ligados ao abandono de cães e gatos, o presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Daniel Carvalho (PV), utilizou, nesta terça-feira (11/12), a tribuna da Casa para falar sobre a importância da campanha Dezembro Verde.

Com o slogan “Diga não ao abandono de animais”, a campanha traz uma série de reflexões principalmente devido ao período de férias. “Sabemos que durante os meses de dezembro e janeiro o número de abandono é maior, por isso, estamos apoiando essa causa. Nosso objetivo é orientar as pessoas sobre as consequências de um ato tão cruel”, afirma.

Na oportunidade, Daniel Carvalho reforça a importância dessa ação e propõe que a campanha faça parte do calendário do município. “Sempre trouxe pautas de defesa e proteção dos animais, por isso, faço a proposta para que a Casa também abrace essa ideia”.

Além dos animais domésticos, em Contagem, percebe-se uma grande quantidade de cavalos abandonados nas ruas. Dessa forma, o parlamentar alerta também sobre a necessidade de intervenção das secretarias de Desenvolvimento Urbano e de Meio Ambiente. “Solicitamos esse apoio para que a gente possa cuidar desses animais de forma que eles não sofram nenhum tipo de violência”.

Maltratar animais é crime

Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos pode resultar em detenção de três meses a um ano e multa.

A Lei 9.605/1998, que define as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, prevê pena de detenção e multa para quem maltratar animais. A pena pode ser aumentada de um sexto a um terço se os maus-tratos resultarem na morte do animal. Para denunciar, disque 190.

Adoção

Além de denunciar maus-tratos, outro alvo do Dezembro Verde é incentivar a prática de adoção. “Adotar um animal é um ato de generosidade que contribui efetivamente com a redução de cães e gatos abandonados nas ruas vivendo de forma triste e precária”, garante o parlamentar.

“Faz um ano que adotei o Caju, meu cachorro. Nosso processo de adaptação foi bem rápido, bastou carinho e atenção. Quem deseja ter um animal de estimação pode optar pela adoção, pois, além de proporcionar um lar para um animal que está sem família, é uma atitude de conscientização”, conclui.

Por fim, o parlamentar lembrou que a Zoonoses é parceira da Câmara Municipal nesse sentido, estando presente em todas as ações sociais da Ouvidoria Cidadã, oferecendo a oportunidade para quem quer adotar um animal.

Após a exposição do presidente, os vereadores Vinícius Faria (PCdoB), Alessandro Henrique (PTC) e Daniel do Irineu (PP) externaram seu apoio ao movimento. O primeiro sugeriu a criação do Conselho de Proteção Animal e, assim como Daniel Carvalho, se comprometeu a direcionar emendas para programas de castração. O segundo, por sua vez, defendeu a criação de um Fundo direcionado à defesa animal, junto ao Conselho Municipal.

* Por Natália Rosa e Leandro Perché

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem