ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Presidente da Câmara abraça campanha Dezembro Verde

13 de dezembro, por Leandro Perché

Diante da necessidade de conscientizar a população sobre as consequências dos crimes ligados ao abandono de cães e gatos, o presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Daniel Carvalho (PV), utilizou, nesta terça-feira (11/12), a tribuna da Casa para falar sobre a importância da campanha Dezembro Verde.

Com o slogan “Diga não ao abandono de animais”, a campanha traz uma série de reflexões principalmente devido ao período de férias. “Sabemos que durante os meses de dezembro e janeiro o número de abandono é maior, por isso, estamos apoiando essa causa. Nosso objetivo é orientar as pessoas sobre as consequências de um ato tão cruel”, afirma.

Na oportunidade, Daniel Carvalho reforça a importância dessa ação e propõe que a campanha faça parte do calendário do município. “Sempre trouxe pautas de defesa e proteção dos animais, por isso, faço a proposta para que a Casa também abrace essa ideia”.

Além dos animais domésticos, em Contagem, percebe-se uma grande quantidade de cavalos abandonados nas ruas. Dessa forma, o parlamentar alerta também sobre a necessidade de intervenção das secretarias de Desenvolvimento Urbano e de Meio Ambiente. “Solicitamos esse apoio para que a gente possa cuidar desses animais de forma que eles não sofram nenhum tipo de violência”.

Maltratar animais é crime

Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos pode resultar em detenção de três meses a um ano e multa.

A Lei 9.605/1998, que define as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, prevê pena de detenção e multa para quem maltratar animais. A pena pode ser aumentada de um sexto a um terço se os maus-tratos resultarem na morte do animal. Para denunciar, disque 190.

Adoção

Além de denunciar maus-tratos, outro alvo do Dezembro Verde é incentivar a prática de adoção. “Adotar um animal é um ato de generosidade que contribui efetivamente com a redução de cães e gatos abandonados nas ruas vivendo de forma triste e precária”, garante o parlamentar.

“Faz um ano que adotei o Caju, meu cachorro. Nosso processo de adaptação foi bem rápido, bastou carinho e atenção. Quem deseja ter um animal de estimação pode optar pela adoção, pois, além de proporcionar um lar para um animal que está sem família, é uma atitude de conscientização”, conclui.

Por fim, o parlamentar lembrou que a Zoonoses é parceira da Câmara Municipal nesse sentido, estando presente em todas as ações sociais da Ouvidoria Cidadã, oferecendo a oportunidade para quem quer adotar um animal.

Após a exposição do presidente, os vereadores Vinícius Faria (PCdoB), Alessandro Henrique (PTC) e Daniel do Irineu (PP) externaram seu apoio ao movimento. O primeiro sugeriu a criação do Conselho de Proteção Animal e, assim como Daniel Carvalho, se comprometeu a direcionar emendas para programas de castração. O segundo, por sua vez, defendeu a criação de um Fundo direcionado à defesa animal, junto ao Conselho Municipal.

* Por Natália Rosa e Leandro Perché

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem