ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara Aberta recebe alunos do Santo Agostinho de Contagem

22 de fevereiro, por lorena.carazza

Jovens de 12 e 13 anos ocupando as cadeiras dos vereadores, aprendendo sobre política, simulando votações e manifestando suas dúvidas. Este foi o cenário do plenário da Câmara Municipal de Contagem na manhã dessa sexta-feira (22/02).

O projeto ‘Câmara Aberta’ da Escola do Legislativo trouxe ao plenário, desta vez, alunos do oitavo ano do Colégio Santo Agostinho de Contagem. Acompanhados do professor de Língua Portuguesa Ilan Alves Miranda, os estudantes passaram toda a manhã na sede do Legislativo Municipal.

A princípio, os jovens assistiram a uma palestra ministrada pelo procurador legislativo Rodrigo Diniz, que abordou de forma didática assuntos como Constituição Federal, sistema de governo e regime político do Brasil, formação, organização e função dos três poderes da República e, de forma mais detalhada, o próprio funcionamento da Câmara.

Foi nesse momento que cada aluno, representando um vereador da Casa, participou da simulação de uma reunião ordinária, registrando presença e votando no terminal eletrônico um projeto de lei que proibia o Município de Contagem de isentar de tributos e dar incentivos fiscais a empresas envolvidas em corrupção e improbidade administrativa. A maioria aprovou o PL.

A “presidente” da Câmara foi a aluna Carolina Assunção Fonseca. Além de comandar os trabalhos da reunião, saiu satisfeita com o aprendizado. “Isso é um incentivo para a gente se interessar por política e construir um futuro melhor”, disse.

Ana Luíza de Melo Silva, constatando que há apenas duas vereadoras nessa Legislatura, aproveitou o momento para indagar, com algumas colegas, a proporção de homens e mulheres entre os parlamentares. “A presença da mulher e de vários tipos de pessoas e pensamentos é essencial em qualquer lugar, para realmente representar a população”, disse, reforçando ainda que a maior parte da população brasileira é formada por mulheres.

Visita à presidência

Depois desse momento em plenário, os estudantes foram recebidos na presidência pelo presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV). Em uma conversa informal e interativa, Daniel respondeu às perguntas dos jovens. Além de dúvidas relativas ao próprio papel do vereador, mandatos, projetos e comissões, surgiram questões práticas da cidade.

A aluna Rebeca, por exemplo, questionou a situação do Parque Fernão Dias e perguntou se existe algum projeto em conjunto com a Cidade de Betim – já que o parque tem parte de seu território no município – para a revitalização do espaço. Ana Luíza perguntou sobre a política ambiental da cidade.

Ao longo do encontro, Daniel Carvalho ressaltou várias vezes a importância da participação dos jovens na política. “Estamos aqui dividindo a responsabilidade com vocês, na medida em que quando entendem o trabalho dos políticos, se tornam responsáveis por cobrar corretamente os nossos deveres. As pessoas reclamam que as coisas na política não mudam e não evoluem, mas é porque poucos estão dispostos a entender e fazer as discussões”, explicou.

Outros estudantes do colégio voltarão à Câmara na próxima semana, nos dias 27 de fevereiro e 1º de março, quando farão a mesma visita técnica. Professor Ilan, que voltará no dia 27 com mais uma turma, encerrou o encontro agradecendo a oportunidade, explicando a intenção da escola com a visita: um projeto que pretende incentivar o entendimento e a fiscalização de leis por parte dos alunos.

Confira as galerias de fotos das visitas:

Câmara Aberta – Colégio Santo Agostinho – 22/02/19

Câmara Aberta – Colégio Santo Agostinho – 27/02/19

Câmara Aberta – Colégio Santo Agostinho – 28/02/19

Câmara Aberta – Colégio Santo Agostinho – 01/03/19

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem