Escola do Legislativo de Contagem segue com o projeto Câmara Aberta

O projeto Câmara Aberta da Escola do Legislativo continua abrindo as portas da Câmara Municipal de Contagem para crianças e jovens do município. Nesta quinta-feira (23/05), duas escolas de Contagem foram recebidas na Presidência e no Plenário da Casa, onde os alunos tiveram uma palestra e uma conversa com o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV).

O colégio São Judas Tadeu trouxe os alunos do terceiro ano do ensino fundamental, e a escola Municipal Coronel Antônio Augusto veio com 14 alunos do sexto, sétimo e oitavo anos que formam o Grêmio Estudantil da Escola.

Depois de visitarem as dependências da Câmara, na presidência os alunos ouviram Daniel Carvalho, que falou especialmente sobre a importância do conhecimento da política para a transformação da realidade da cidade e do país. Usando exemplos práticos sobre leis municipais, ele buscou mostrar qual é a atuação da Câmara e a sua influência no dia a dia da cidade e das pessoas.

Já no plenário, o procurador-adjunto da Câmara, Rodrigo Diniz, abordou de forma resumida assuntos como a organização do Estado e seus três poderes e o funcionamento da Casa, dos processos Legislativos e suas características. Por fim, os alunos simularam uma votação e puderam ver na prática uma parte importante das Reuniões Ordinárias dos vereadores.

Para a vice-diretora da Escola Municipal Coronel Antônio Augusto, Rosiane Lacerda, a experiência foi muito enriquecedora para os alunos. “Às vezes, a Câmara parece um lugar tão longe para a população, tão distante. Mas projetos como o Câmara Aberta aproxima as pessoas e traz a realidade da política. Com certeza, valeu muito a pena a visita”, disse.

Clique aqui e veja a galeria de fotos do encontro. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *