ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores aprovam mudanças no programa habitacional “Morar Contagem”

28 de maio de 2019, por Leandro Perché

Principal alteração, por emenda parlamentar, é vincular a liberação do ‘Habite-se’ e Certidão de Baixa de Construção à instalação de rede de esgoto nos empreendimentos do programa.

Após muitos debates e polêmicas, os vereadores aprovaram, nesta terça-feira (28/05), por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar 07/2019, que altera alguns parâmetros do Programa “Morar Contagem”. Instituído em 2018, trata-se de programa habitacional municipal inspirado no Minha Casa, Minha Vida, que fomenta construções em AIS2 (Áreas de Interesse Social 2), com o objetivo de aumentar a oferta de moradias e reduzir o déficit habitacional.

O objetivo do novo projeto, segundo mensagem do prefeito Alex de Freitas, seria “propor a adequação dos parâmetros a serem observados na análise e aprovação dos projetos arquitetônicos dos empreendimentos do Programa Habitacional Morar Contagem às demais normas urbanísticas aplicáveis, em especial às regras aplicadas ao programa federal Minha Casa, Minha Vida”.

Desta forma, o texto original altera alguns dispositivos na Lei Complementar 267/18: reduz a quantidade de vagas de estacionamento de veículos para os empreendimentos da faixa 1,5, equiparando à faixa 1; exclui a exigência de afastamentos laterais e de fundos duplicados nos conjuntos residenciais de impacto; e adequa a lei aos parâmetros técnicos especificados em portaria do Ministério das Cidades sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida.

Tramitação e emendas

O projeto entrou em pauta pela primeira vez no dia 23 de abril, e recebeu um pedido de vista (interrupção da tramitação por 72 horas) do vereador Daniel do Irineu (PP), após duas emendas propostas por ele serem consideradas inconstitucionais pela Procuradoria da Câmara e serem rejeitadas em plenário. Uma delas aumentaria o valor da multa para empreendimentos entregues sem o devido tratamento de esgoto, de 10% para 40% do valor total da obra.

Na reunião seguinte, mais um pedido de vista foi acatado, desta vez solicitado pelo vice-líder de governo, vereador Alessandro Henrique (PTC). Assim, após intensos debates, o projeto foi aprovado em primeiro turno apenas na plenária do dia 07 de maio, com abstenção do vereador Daniel do Irineu, que voltou a apresentar emenda ao projeto sobre o valor da multa.

De volta ao plenário para votação em segundo turno e redação final nesta terça-feira (28/05), o PLC 07/2019 recebeu duas emendas assinadas por todos os vereadores, principalmente, vinculando a liberação do ‘Habite-se’ e Certidão de Baixa de Construção à instalação de rede de esgoto nos empreendimentos do programa. Satisfeito com as alterações propostas, Daniel do Irineu retirou de pauta a emenda de sua autoria.

“Pedi a retirada de pauta em definitivo da emenda que aumentaria a multa para os empreendimentos imobiliários que não tivessem rede de esgoto. Depois de muito debate com a Casa e com os vereadores, chegamos a um consenso de que a emenda é muito importante, mas poderíamos fazer uma outra que supriria ainda mais o objetivo de não permitir que os empreendimentos sejam liberados com o ‘Habite-se’ sem ter a rede de esgoto”, explicou o vereador.

Daniel do Irineu ressaltou que a multa de 10% era insuficiente, visto que o custo da rede de esgoto poderia ser muito maior do que o valor da multa e, assim, seria um bom negócio erguer um empreendimento sem essa benfeitoria. “A emenda de liderança não aumenta a multa, mas vincula a liberação do ‘Habite-se’ diretamente à instalação da rede de esgoto”, concluiu.

A matéria segue, nos próximos dias, para a Prefeitura de Contagem e, se sancionado, passa a valer a partir de sua publicação no Diário Oficial do Município. Caso sofra algum veto, volta para apreciação da Câmara Municipal.

Veja mais notícias

Secretaria de Defesa Civil presta esclarecimentos da tribuna da Câmara

A secretária municipal de Defesa Social, Viviane França, em atendimento à convocação da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Contagem, participou d...

7 de maio, por lorena.carazza

Projeto veda agressores de mulheres em cargos públicos em Contagem

Em 2021, Contagem ganhou uma importante legislação no enfrentamento à violência contra a mulher. A Lei 5.188/2021 veda a nomeação para funções públ...

6 de maio, por Leandro Perché

Maio Amarelo: Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana

Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Essa resolução deu origem à camp...

5 de maio, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem