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Câmara de Contagem cobra melhoria nos serviços da Copasa

28 de maio, por Leandro Perché

A prestação de serviços da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) é tema recorrente na Câmara Municipal de Contagem. Na tentativa de solucionar as diversas demandas espalhadas pelo município, a vereadora Silvinha Dudu (PV) apresentou requerimento solicitando uma reunião para debater as dificuldades da população.

De forma remota, nesta quarta-feira (27/05), alguns vereadores se reuniram com o gerente Copasa – unidade Contagem, José Alvim. Serviços inacabados ou de má qualidade, falta de atendimento às demandas do cidadão, além de problemas de saneamento que geram mau cheiro, proliferação de insetos e doenças foram situações levantadas de forma unânime entre os parlamentares, que apresentaram também situações específicas de suas regiões de atuação.

Após exibir um vídeo com imagens de um serviço inacabado da Copasa há mais de uma semana, Arnaldo de Oliveira (PTB) questionou os prazos que a companhia estabelece para ações de pequeno e grande porte e afirmou que a demora no atendimento tem sido alvo de muitas reclamações dos moradores que o procuram pedindo auxílio.

Silvinha Dudu pontuou situações de vias interditadas devido às intervenções da Copasa que não foram finalizadas, e lembrou a avenida Rita Camargos, “que ficou exposta com esgoto a céu aberto por mais de três meses sem nenhuma resposta. Isso é um apelo para que a companhia possa nos ajudar”.

Ela sugeriu ainda um canal de comunicação mais efetivo para que o cidadão possa notificar problemas, fazer solicitações e esclarecer dúvidas sobre os serviços da companhia. De acordo com a parlamentar, ferramentas como o “fale conosco” e o telefone 115 não atendem o usuário com a agilidade que deveriam.

Outra vereadora que, como Silvinha, tem atuação destacada nas regiões do Ressaca e Nacional, Glória da Aposentadoria (PSDB) reforçou a necessidade de se acabar com as medidas paliativas, realizando ações concretas e definitivas. Ela pediu providências em relação a “um vazamento de água, há mais de um ano, na rua Piatã”; e esgoto a céu aberto em vários locais da região, incluindo seu derramamento no córrego Tapera, no Novo Boa Vista.

Alessandro Henrique (PTC), Alex Chiodi (SD) e José Carlos (Avante) reafirmaram as reclamações sobre os problemas no reparo do asfalto após intervenções da Copasa, além da demora no atendimento às demandas urgentes da população. O primeiro citou a necessidade de manutenções específicas em pontos do Eldorado e do Água Branca; enquanto o segundo reforçou a importância da aproximação entre as instituições.

Compromisso de retorno

Após citar casos específicos e demandas das comunidades do Quintas do Jacuba, Chácaras Del Rey, Maria da Conceição e Estâncias Imperiais, o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PL), pactuou com o gerente da Copasa que fosse desenvolvido um relatório com todas as demandas, além de um cronograma para a resolução dos problemas. O objetivo é que os vereadores acompanhem as intervenções e possam cobrar sua realização.

Em resposta, José Alvim, representante da companhia, argumentou que as fortes chuvas do início do ano provocaram um acúmulo de serviços, atrasando o cronograma da Copasa. Ele destacou ainda que, até o final do mês de junho, estará tudo normalizado, para que se inicie, no período mais seco, o trabalho preventivo de desobstrução de redes; e se comprometeu a voltar a se reunir com os vereadores para apresentar os resultados de cada demanda.

Sobre outras questões apresentadas, Alvim relatou que os problemas na manutenção das vias são de responsabilidade das empresas terceirizadas contratadas pela companhia, se comprometendo a avaliar as reclamações; e afirmou que a comunicação com o usuário e a resolução de suas demandas com presteza é uma preocupação da companhia, que, inclusive, já está viabilizando um novo canal virtual para atender o cidadão.

Por fim, o vereador Daniel Carvalho ressaltou a importância da realização de reuniões periódicas da Câmara com a Copasa, para a avaliação de demandas e resultados. E ficou acertado um próximo “encontro” para o dia 25 de junho, quando será analisado cada caso apresentado nesta reunião.

* Por Natália Rosa e Leandro Perché

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