Em mais uma Reunião Ordinária remota, os vereadores de Contagem aprovaram, nesta terça-feira (16/06), um projeto de lei de autoria do Poder Executivo (PL 003/2020) que institui e declara de utilidade pública o “Programa Agente Cidadão”. Na prática, o objetivo é avaliar e monitorar o nível dos serviços públicos prestados pelo governo municipal, contando com a ajuda espontânea dos cidadãos, que utilizarão meios eletrônicos e telefônicos para fazerem as avaliações.
Além disso, o programa será baseado em comunicação de mão dupla, na medida em que escutará o cidadão e também o informará sobre serviços diversos, como alertas da Defesa Civil, grade de horário de atendimento nas unidades de saúde, calendário e cronograma de vacinação e de mutirão de exames, horário de linhas de ônibus etc. E, segundo a Prefeitura, não acarretará novas despesas para o município.
“O Programa Agente Cidadão é um serviço de utilidade pública que auxiliará a municipalidade em promover de forma ágil e segura o contato com o cidadão, permitindo uma comunicação correta e alinhada com as ações da gestão”, diz a justificativa anexa ao Projeto de Lei.
Desta forma, o Agente Cidadão pretende inverter a lógica de esperar a reclamação sobre os serviços que a administração pública oferece, agindo de forma ativa e propositiva com os cidadãos, antecipando-se aos possíveis problemas e às eventuais quedas na qualidade dos serviços ofertados. No mais, vai permitir que a avaliação da população seja quesito considerado na tomada de decisões por parte da administração municipal.
De acordo com a Prefeitura, o programa faz parte dos dispositivos legais que visam a cumprir as determinações dos artigos 23 e 24 da Lei Federal 13.460/17, que estabelece normas básicas para participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos prestados direta ou indiretamente pela administração pública.
Executado pela Secretaria Municipal de Governo, contará com a participação e colaboração de outros órgãos e entidades da administração pública municipal, que vão interagir e trabalhar de forma conjunta e ordenada para fazer com que o Agente Cidadão seja, efetivamente, uma ferramenta útil tanto para a gestão, quanto para o cidadão contagense.
O PL 003/2020 chegou à Câmara no dia 18 de fevereiro e passou pela avaliação da Procuradoria Geral da Casa, e da Comissão de Administração e Serviços Públicos e Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final que, por sua vez, enviou ofício ao Executivo solicitando mais informações e esclarecimentos acerca do projeto. Aprovado em dois turnos e em redação final, o PL volta para a Prefeitura para a sanção do prefeito Alex de Freitas.
* Por Lorena Carazza.
A depressão pós-parto é uma condição que atinge 25% das mulheres brasileiras, segundo estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ela co...
“A luta pela redução da jornada de trabalho sem redução de salário e o fim da escala 6 por 1 é um tema candente do nosso tempo, que tem um debate n...
A Lei Federal nº 9.970/2000 instituiu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, fo...