ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Legislativo aprova a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021

15 de julho de 2020, por Leandro Perché

Em reunião ordinária remota, os vereadores de Contagem aprovaram, em segundo turno e redação final, nesta terça-feira (14/07), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deste ano – Projeto de Lei 010/2020.

A LDO é um dos documentos que compõem o planejamento e a gestão do orçamento público. Juntamente com a Lei Orçamentária Anual (LOA) e com o Plano Plurianual (PPA), está prevista na Constituição Federal e na Lei Orgânica do Município.

É a LDO que ajuda a definir o que o Município vai receber de recursos, de onde, e em quais áreas é mais importante investir no ano seguinte. A partir dela, é desenvolvida a Lei Orçamentária Anual, que deve ser entregue ao Legislativo pela Prefeitura até o final do mês de setembro.

Na prática, o projeto de lei é composto pelas prioridades e metas da Administração Municipal; organização e estrutura do orçamento; diretrizes gerais para elaboração do orçamento; diretrizes para execução orçamentária; disposições relativas às despesas do Município com pessoal e com encargos sociais; e disposições gerais.

Além disso, o documento trouxe, em anexo, a previsão das metas anuais de receita. Nela, é prevista para o município de Contagem uma arrecadação de receitas totais no valor de R$ 2,17 bilhões, apontando queda em relação à receita total desse ano, que foi de R$ 2,44 bilhões.

Geralmente, a votação da LDO encerra o semestre Legislativo. No entanto, o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PL), anunciou na última reunião que, excepcionalmente em 2020, a Câmara não terá recesso parlamentar no meio do ano. Um dos motivos é a tramitação do PLC 007/2020, que trata do regime de previdência dos servidores municipais.

Diferentemente dos projetos de lei de diretrizes orçamentárias dos últimos três anos dessa legislatura, o PL 010/2020 foi aprovado sem emendas parlamentares. Assim, depois de analisado pela Procuradoria Geral e pela Comissão Permanente de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas e de aprovado pelos vereadores, o projeto de lei segue de volta para a Prefeitura, para que receba a sanção do Executivo.

* Por Lorena Carazza.

Veja mais notícias

Câmara incentiva métodos naturais de combate à dengue

O Brasil registrou, em 2024, um triste recorde: mais de 6 milhões de casos de dengue e 6 mil mortes pela doença. Os dados do Ministério da Saúde re...

30 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Vereadores de Contagem aprovam alterações em impostos municipais

Projeto do Executivo promove renegociação de dívidas, mudanças na isenção do IPTU e aumento da alíquota do ITBI de 2,75% para 3% do valor do imóvel...

29 de outubro, por Leandro Perché

Há 54 anos transformando vidas, Cais busca apoio para seguir promov...

Na Tribuna Livre desta semana, durante a 34ª reunião ordinária da Câmara de Contagem, o Centro de Atendimento e Inclusão Social (Cais) participou p...

29 de outubro, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem