ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Reunião discute combate à Covid-19 e retomada de atividades em Contagem

3 de agosto de 2020, por Leandro Perché

Vereadores, Ministério Público e o Comitê de Crise da Covid-19 da Prefeitura de Contagem se reuniram na manhã desta segunda-feira (03/08), a partir de videoconferência, para avaliar os dados sobre o coronavírus no município e os protocolos para a retomada das atividades econômicas.

A principal deliberação do encontro se referiu à necessidade de reforçar a divulgação de informações para o público, sobretudo para os empreendedores da cidade, sobre o enfrentamento à doença e as ondas de reabertura. Nesse sentido, ficou acertada a participação da promotora de justiça Giovanna Ferreira, do Ministério Público de Minas Gerais, na plenária desta terça-feira (04) da Câmara Municipal de Contagem; e, na próxima semana, do secretário municipal de Saúde, Cléber de Faria, para esclarecimentos sobre o assunto.

Na reunião desta segunda-feira, o secretário deu um panorama sobre a pandemia em Contagem. Relatou que a situação ainda é preocupante: em julho, dos 63 leitos de UTI, a média de ocupação ficou em 86%; e essa taxa ficou em 64% em relação aos 72 leitos de enfermaria. No entanto, ressaltou o esforço da Prefeitura, que deve “disponibilizar, nesta semana, mais 10 a 15 leitos de UTI no Hospital Santa Helena, com a expectativa de chegar, até o final deste mês, a 107 leitos – número previsto no plano de contingência”.

O titular da Saúde e a promotora de justiça lembraram que Contagem tem o programa Minas Consciente como referência para a reabertura do comércio e deve seguir seus parâmetros e diretrizes.

“Estamos trabalhando em parceria, e Contagem está realizando um trabalho muito sério para evitar que as pessoas morram. Se trabalharmos juntos com nossa microrregião de saúde, que inclui Ibirité e Sarzedo – também participantes do Minas Conscientes – teremos bons resultados. Ainda não vejo o platô acontecendo, mas estamos caminhando para isso, e o avanço nas ondas de reabertura depende da estabilização dos casos e de uma boa retaguarda de leitos”, destacou Giovanna Ferreira.

O presidente da Câmara, Daniel Carvalho, e os outros vereadores que participaram da reunião – Alex Chiodi, Arnaldo de Oliveira, Daniel do Irineu e Vinícius Faria – externaram a preocupação com os trabalhadores, relatando que muitos grupos organizados têm os procurado, pedindo a retomada das atividades econômicas. Nesse sentido, solicitaram que sejam reforçados o diálogo com os empreendedores e a divulgação de informações oficiais.

“Temos que zelar pela saúde pública, mas também preocupar com os efeitos econômicos e sociais, que devem perdurar meses no pós-pandemia”, disse o presidente da Comissão Parlamentar de Acompanhamento da Covid-19, Alex Chiodi. “A informação atualizada e precisa é essencial para que o setor produtivo possa tomar as medidas necessárias de prevenção e planejar a retomada de suas atividades”, completou Daniel Carvalho.

Por fim, ficou acertado que o Comitê de Crise da Covid-19 reforçará a comunicação com o cidadão, principalmente em relação aos dados de casos da doença, da retaguarda de leitos e do avanço nas ondas de reabertura. E a Câmara continuará cumprindo sua função, com a divulgação do Informe Epidemiológico no site institucional, com campanhas nas mídias sociais, além de receber autoridades de saúde nas plenárias, para informar a população.

Veja mais notícias

Câmara incentiva métodos naturais de combate à dengue

O Brasil registrou, em 2024, um triste recorde: mais de 6 milhões de casos de dengue e 6 mil mortes pela doença. Os dados do Ministério da Saúde re...

30 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Vereadores de Contagem aprovam alterações em impostos municipais

Projeto do Executivo promove renegociação de dívidas, mudanças na isenção do IPTU e aumento da alíquota do ITBI de 2,75% para 3% do valor do imóvel...

29 de outubro, por Leandro Perché

Há 54 anos transformando vidas, Cais busca apoio para seguir promov...

Na Tribuna Livre desta semana, durante a 34ª reunião ordinária da Câmara de Contagem, o Centro de Atendimento e Inclusão Social (Cais) participou p...

29 de outubro, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem