ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Reunião entre Câmara e Prefeitura debate obras e manutenção da cidade

23 de junho, por Leandro Perché

Os vereadores de Contagem realizaram, nesta quarta-feira (23/06), uma reunião por videoconferência com a prefeita Marília Campos (PT), o vice-prefeito Ricardo Faria (MDB), e as secretarias municipais de Governo e de Obras e Serviços Urbanos. O objetivo foi debater o cronograma de obras e de melhoria da iluminação pública em toda a cidade, além de intervenções de manutenção, como capina, limpeza e tapa-buraco – tão cobradas na Câmara.

 “Essa relação entre o Executivo e o Legislativo, incluindo reuniões entre os vereadores, a prefeita e o secretariado, tem sido importante para levantarmos os problemas da cidade, debatermos alternativas e buscarmos respostas mais rápidas para a nossa população”, destacou o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), na abertura do encontro.

Marília Campos iniciou lembrando que “a centralização desses processos na Secretaria de Obras, envolvendo desde pequenas manutenções até grandes intervenções, foi realizada a fim de facilitar a gestão de contratos e recursos e agilizar a execução dos serviços. No entanto, ainda gera dificuldades iniciais”.

O secretário de Obras, Marco Túlio Melo, explicou que, por falta de recursos e por dificuldades das empresas prestadoras, muitas das intervenções previstas ainda não foram realizadas. “Muito do planejado inicialmente precisa de suplementação, principalmente em relação à manutenção – capina, limpeza, tapa-buraco. As demandas chegam em grande quantidade, há dificuldades orçamentárias e a execução até aqui foi muito aquém do planejado”, relatou.

Para ilustrar essa preocupação, o gestor apresentou um quadro, demonstrando que, até o mês de maio, apenas 52% do previsto foi executado em relação a consultorias, serviços urbanos, manutenção e obras. O mais preocupante é em relação ao último quesito, pois apenas 37% das intervenções foram realizadas, com destaque para a av. Maracanã, que só foi feito 1% do necessário, além das obras da Av. João César de Oliveira, que estão em ritmo lento.

Segundo o secretário e a prefeita, a responsável por esses dois casos é a mesma empresa, que se encontra em dificuldades financeiras e jurídicas, e já está renegociando as condições contratuais e até a possibilidade do distrato com a Prefeitura de Contagem. “Isso tem acontecido com outras empresas que prestam serviços ao Município. Estamos avaliando vários pedidos de reajuste e reequilíbrio contratual, problemas das empresas, planejando as intervenções, definindo prioridades, e esse processo leva algum tempo”, disse Marco Túlio.

Outras obras citadas foram a da bacia de contenção da rua Rio Volga, no Riacho – que envolve negociações com o Governo do Estado; a pista de caminhada da av. Prefeito Gil Diniz, na Sede – que depende de liberação do financiamento bancário; e da ampliação do viaduto Beatriz, que tem previsão de conclusão para meados de agosto. Também foram mencionadas obras do viaduto da av. Teleférico, no entorno do Ceasa, entre outras.

“São aproximadamente 27 obras em andamento na cidade, muitas delas paralisadas em função de problemas de repactuação de valores, ou que as empresas desistiram, até por estar em processo de falência. E o Executivo está retomando de forma gradativa todas elas, por determinação da prefeita, para que sejam concluídas o mais rapidamente possível”, resumiu Chiodi.

Iluminação e manutenção

Em relação à iluminação pública e às insistentes solicitações dos vereadores pela troca da lâmpada convencional pela de Led – que clareia mais e gera economia – para vários bairros, os representantes do Executivo ressaltaram que esse serviço não está sendo executado por problemas no contrato anterior.

O secretário de Obras destacou que o processo de tomada de preços para a realização do serviço foi questionado pelo Tribunal de Contas. E, segundo Marília Campos, além de resolver as questões burocráticas, o Município tem feito “reuniões com a Guarda Civil, Polícia Militar e secretarias, e realizado estudo luminotécnico, para desenvolver um projeto de iluminação inteligente, pensando por região, circulação de pessoas, mas também na segurança pública – precisávamos planejar, e já vamos começar a executar”.

As questões da manutenção da cidade tem sido alvo de muitas cobranças na Câmara Municipal e de solicitações encaminhadas pelos vereadores para a Secretaria de Obras. Com o objetivo de melhorar a comunicação sobre as intervenções, a Pasta apresentou o “Programa Semanal de Manutenção e Limpeza da Cidade”, um sistema que estará disponível no site da Prefeitura, onde o cidadão poderá acompanhar, no mapa, todo o planejamento semanal de capina, limpeza, tapa-buracos e outras ações por toda a cidade.

Outra novidade para realizar mais rapidamente as pequenas obras e ações necessárias é o programa denominado “Pequenas intervenções, grandes resultados”. Com a participação dos conselhos das regionais e dos vereadores, serão definidas pelo menos dez obras de menor porte em cada regional para serem tratadas como prioridade pela Prefeitura de Contagem.

Cobrança dos vereadores

Os parlamentares enalteceram o esforço da administração em realizar as intervenções necessárias, mesmo com os problemas relatados, além da iniciativa transparente em levar informações para o Legislativo.

As principais cobranças estavam relacionadas à iluminação pública. Glória da Aposentadoria (PSDB) solicitou para os bairros São Mateus, Tijuca e Xangrilá; Daniel do Irineu (PP), para o Tropical; Hugo Vilaça (Avante) e Daniel Carvalho (PL), para algumas ruas, quadras e campo de futebol do bairro Fonte Grande; Gegê Marreco (PTB), para o Jardim Laguna; Denilson da Juc (PLS), para Ressaca e Nacional; Ronaldo Babão (Cidadania), para becos do Vila Itália. Alex Chiodi e Vinícius Faria (Republicanos) cobraram a divulgação do cronograma de troca de lâmpadas de toda a cidade.

As vilas, favelas e outras áreas de risco também foram abordadas. Representando a Comissão de Acompanhamento a Áreas de Risco, Carlin Moura (PDT) pediu urgência nas intervenções do entorno do campo do Ipiranga, no bairro Alvorada, além da Vila Sapolândia, Morro dos Cabritos, do bairro Bandeirantes e no entorno da Capela Santa Helena. Arnaldo de Oliveira (PTB) citou as vilas Itaú e Samag, que dependem de intervenções do Estado. Vilaça e Babão pediram requalificação de becos em diversas regiões.

Para essas obras, o vice-prefeito Ricardo Faria anunciou que há previsão de liberação de recursos federais da ordem de R$ 40 milhões. “Serão várias comunidades de áreas de risco beneficiadas com lotes de intervenções, como demolições, construção de muros de contenção, pavimentação, drenagem plantação de grama, entre outras”, pontuou.

Daniel Carvalho citou ainda a necessidade de obras viárias. Mencionou que a pavimentação foi feita em parte do bairro Chácaras Del Rey, mas que esse serviço já necessita de manutenção. E cobrou intervenções para desafogar o trânsito próximo ao viaduto Beatriz, “como as que foram realizadas no viaduto das Américas II, e que teve bons resultados”. Pediu, ainda, revitalização de Cemeis, que acabaram de ser reformados e já foram depredados.

Marco Túlio respondeu a todos os questionamentos e ressaltou que a Pasta tem se dedicado a resolver todos os pontos levantados. E Marília Campos pediu que os vereadores auxiliem a administração, debatendo as ações necessárias, mas também buscando recursos.

“Temos que terminar as obras em andamento, para podermos realizar novas intervenções, cuja demanda é muito grande. Estamos estudando novos financiamentos, mas esbarramos no comprometimento da nossa capacidade de endividamento. Peço que os vereadores nos ajudem, conversando com os deputados ligados à cidade, para encaminharem emendas e outros recursos”, concluiu a prefeita.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem