ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Projeto de lei obriga bares a prestar auxílio a mulher em situação de  risco

29 de junho de 2021, por Leandro Perché

Com o objetivo de coibir a violência contra a mulher em estabelecimentos de lazer, como bares, restaurantes e casas noturnas, a Câmara de Contagem aprovou, nesta terça-feira (29/06), em segundo turno e redação final, o Projeto de Lei 33/2021, que obriga esses locais a adotar medidas de acolhimento e segurança às mulheres que se sintam ameaçadas nesses espaços.

Proposta pelo vereador Daniel Carvalho (PL), a nova legislação determina que, quando solicitados, esses empreendimentos devem oferecer o acompanhamento da mulher até seu veículo ou outro meio de transporte e, se necessário, comunicar a situação à autoridade policial. Além disso, devem informar, por meio de cartazes fixados nos banheiros femininos ou em outros ambientes, a disponibilidade do local em relação a esse auxílio.

“Nosso objetivo é criar um mecanismo de proteção para as mulheres que frequentam bares, cafés, quiosques, centros gastronômicos, casas de shows e similares, para que elas possam pedir ajuda caso se sintam em risco”, explicou o autor do projeto. “Esse instrumento já existe em outras cidades, por exemplo, em bares que têm um drinque específico que a mulher pode pedir quando precisa de ajuda. E a única obrigação do bar é garantir a segurança dessa mulher, inclusive chamando a polícia se for preciso”, completou Carvalho.

Os vereadores Abne Motta (DC) e Glória da Aposentadoria (PSDB) pediram a palavra para enaltecer a iniciativa. “Sou contra a interferência do poder público na iniciativa privada. Mas, neste caso, meu voto é favorável, pelo fato de ajudar a garantir o direito das mulheres, sem gerar qualquer tipo de despesa para os empresários”, explicou o primeiro. “O projeto é um avanço no combate à violência contra a mulher”, completou a parlamentar.

Aprovada em dois turnos, a proposição segue agora para a Prefeitura de Contagem. Caso seja sancionada, com sua publicação no Diário Oficial do Município, o Executivo terá 90 dias para regulamentar a nova lei.

Veja mais notícias

Vereadores buscam entendimentos entre AEE e Prefeitura de Contagem

Na terça-feira (28/10), os vereadores receberam os profissionais de inclusão na plenária e, juntos, participaram de reunião na Secretaria Municipal...

31 de outubro, por Leandro Perché

Filmes de Plástico recebe moção de congratulações

Marte Um, No Coração do Mundo, Temporada e Baronesa são algumas das mais de 20 produções da premiada produtora contagense Filmes de Plástico, que r...

31 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Câmara incentiva métodos naturais de combate à dengue

O Brasil registrou, em 2024, um triste recorde: mais de 6 milhões de casos de dengue e 6 mil mortes pela doença. Os dados do Ministério da Saúde re...

30 de outubro, por Marco Túlio de Sousa
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem