ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Legislativo fecha semestre com aprovação das diretrizes orçamentárias para 2022

14 de julho de 2021, por Leandro Perché

A Câmara Municipal de Contagem aprovou, nesta terça-feira (13/07), em segundo turno e redação final, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) – Projeto de Lei 15/2021 – encerrando o primeiro semestre de 2021.

A LDO é um dos documentos que compõem o planejamento e a gestão do orçamento público, juntamente com a Lei Orçamentária Anual (LOA) e com o Plano Plurianual (PPA). A lei ajuda a definir o que o Município vai receber de recursos, de onde, e em quais áreas é mais importante investir no ano seguinte. A partir dela, é desenvolvida a LOA, que deve ser entregue ao Legislativo pela Prefeitura até o fim de setembro, e votada até o final do ano.

A previsão para o próximo ano, conforme anexo do projeto, é de queda de R$ 4 milhões na receita do Município em relação a 2021, chegando a R$ 2,54 bilhões. Considerando esse recurso, a matéria traz orientações para a definição de prioridades e metas da Administração Municipal; de organização e estrutura do orçamento; diretrizes gerais para elaboração do orçamento; diretrizes para execução orçamentária; disposições relativas às despesas do Município com pessoal e com encargos sociais; e disposições gerais.

“A LDO tem por objetivo orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual, para garantir a eficácia e a eficiência da gestão pública, a administração orçamentária e financeira, com vista no equilíbrio fiscal, que deve se constituir em esforço permanente da Administração Pública”, explica a prefeita Marília Campos, em justificativa que acompanha o projeto.

De acordo com o Executivo, a proposta é resultado da contribuição de órgãos e entidades da administração direta e indireta do Município e teve sua redação e quadros aprovados pela Câmara de Coordenação Orçamentária e Administração Financeira (CCOAF) em maio deste ano. Além disso, passou por audiência pública virtual para apreciação da população.

“Esta gestão eficiente (garantida pela LDO) é o que permite a melhor condução das políticas públicas, a realização de investimentos e a execução das ações de saúde, educação desenvolvimento social, meio ambiente, desenvolvimento urbano, dentre outras”, completa a prefeita.

Alterações da Câmara

Diferentemente do último ano, a Câmara Municipal de Contagem propôs alterações no texto original da Lei de Diretrizes Orçamentárias, apresentando emendas ao projeto.

Na votação em primeiro turno, na última semana, a Emenda 01, proposta pelo vereador Daniel Carvalho (PL), foi aprovada por unanimidade. Ela determina a apresentação, pelo Executivo, do Manual de Elaboração e Execução de Emendas Parlamentares junto com a Lei Orçamentária Anual (LOA), até 30 de setembro, e não mais até 19 de novembro, como traz o texto original. Além disso, reduz o percentual de créditos adicionais suplementares que o Município pode abrir no orçamento – de 40% para 25% da despesa.

Por outro lado, a Emenda 02, de autoria de Carlin Moura (PDT), a Emenda 03, de Denilson da Juc (PSL), e as emendas de 04 a 15, propostas por Daniel do Irineu (PP), receberam pareceres pela não admissão por parte da Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas da Câmara. Esses pareceres foram aprovados com 12 votos – apenas Abne Motta (DC), Carlin Moura e José Carlos Gomes (Avante) votaram contrariamente, e Hugo Vilaça (Avante) se absteve –; e as emendas de 02 a 15 foram arquivadas.

Aprovado em dois turnos, com acréscimo de uma emenda, o PL retorna para a Prefeitura para que seja sancionado. Em caso de veto, ele retorna à Câmara. Com a conclusão da apreciação da LDO, as reuniões plenárias entram em recesso parlamentar, e retornam na primeira terça-feira de agosto, dia 03.

Veja mais notícias

Vereadores buscam entendimentos entre AEE e Prefeitura de Contagem

Na terça-feira (28/10), os vereadores receberam os profissionais de inclusão na plenária e, juntos, participaram de reunião na Secretaria Municipal...

31 de outubro, por Leandro Perché

Filmes de Plástico recebe moção de congratulações

Marte Um, No Coração do Mundo, Temporada e Baronesa são algumas das mais de 20 produções da premiada produtora contagense Filmes de Plástico, que r...

31 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Câmara incentiva métodos naturais de combate à dengue

O Brasil registrou, em 2024, um triste recorde: mais de 6 milhões de casos de dengue e 6 mil mortes pela doença. Os dados do Ministério da Saúde re...

30 de outubro, por Marco Túlio de Sousa
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem