ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Comissão da Câmara avalia as condições estruturais do CCZ

11 de fevereiro, por lorena.carazza

A Comissão Especial de Defesa do Direito Animal e Zoonoses esteve na Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Contagem, na tarde desta quinta-feira (10/02), desta vez para avaliar as condições estruturais do local. 

A ação foi fomentada pela reivindicação da população sobre o retorno das castrações na cidade e reforçada pela reunião realizada na última quarta-feira (09/02) com o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Marcos Túlio de Melo, que sinalizou a condenação da estrutura física do CCZ.

A visita contou com a presença dos vereadores Carlin Moura (PDT), Gegê Marreco (PTB), Ronaldo Babão (Cidadania), Moara Saboia (PT), Leo da Academia (PL) e Hugo Vilaça (Avante). Por parte do governo municipal, a comissão foi recebida pelo coordenador do CCZ, José Renato Costa, e pelo subsecretário de Gestão em Saúde, Rodney José dos Santos. Algumas protetoras de animais também acompanharam a visita.

A chegada ao prédio do CCZ já acabou se tornando o primeiro ponto de discussão sobre o local: o acesso feito na gestão passada, pela rua de trás da Unidade, está cedendo, e grande parte da via já caiu. O acesso antigo, há anos feito pela avenida João César de Oliveira, também está praticamente interditado, já que ele passa dentro das instalações de uma empresa privada que opera logo acima do CCZ.

Segundo José Renato, a Defesa Civil recentemente interditou o acesso de baixo, porém, sem barreiras físicas, as pessoas continuam transitando por lá. O cedimento do asfalto, ainda de acordo com o coordenador, se justifica pelo fato de o local já ter sido um aterro sanitário, apresentando solo poroso e instável. 

A situação de instabilidade do solo já começa a afetar também o canil e o gatil do CCZ, que sofre com algumas rachaduras importantes, afundamentos discretos no chão e comprometimento do sistema de drenagem. Já o prédio administrativo e o bloco cirúrgico estão, a princípio, com estrutura preservada. Agora, a Prefeitura aguarda a conclusão de um estudo geotécnico que indicará se o CCZ precisará, de fato, ser instalado em outro local.

Ações imediatas

De acordo com José Renato, mesmo antes do laudo definitivo que indicará a real situação da estrutura do CCZ, algumas decisões já foram tomadas. O canil, que apresenta comprometimento visível na estrutura e, portanto, risco para os animais e os funcionários, será imediatamente desocupado, sendo necessário, no entanto, um novo abrigo para os 34 animais que lá estão. “A construção de um canil definitivo também já está sendo avaliada, juntamente com a secretaria de Meio Ambiente”, disse.

Outra situação que se apresenta é a necessidade da volta das castrações no município, paralisadas ora total, ora parcialmente, desde o começo da pandemia. Sobre isso, Rodney explicou que está em andamento, já em fase adiantada, um convênio com o Centro Universitário Una Contagem.

A ideia é que, utilizando o espaço e os alunos do curso de Medicina Veterinária e do Centro Médico Veterinário da instituição, uma porcentagem da demanda reprimida das castrações no município seja resolvida. Outra parte será atendida com o convênio entre a Prefeitura e clínicas veterinárias particulares. “A prefeita Marília já sinalizou que é urgente resolver a questão do credenciamento de clínicas. Todo processo é demorado e burocrático, mas está em andamento”, explicou José Renato.

As protetoras, que acompanharam a visita e as explicações da administração municipal, pediram urgência nas ações. “A população cobra muito da gente, e precisamos saber o que falar, dar esse retorno. Precisamos de políticas públicas, campanhas de conscientização contra abandono de animais, mutirões de castração e apoio dos vereadores também”, reivindicou a protetora Marilene José da Silva.

No fim da visita, os vereadores puderam deixar suas impressões sobre a situação do CCZ e dar sugestões. Foi unânime a percepção de que as medidas precisam ser emergenciais, e a vereadora Moara Saboia, que além de líder de governo é membro da Comissão de Defesa dos Animais, foi designada como a interlocutora entre a comissão e o governo municipal, que se comprometeu a manter a transparência de todas as ações relativas ao CCZ. 

Agora, a Comissão Especial de Defesa do Direito Animal e Zoonoses produzirá um relatório sobre a visita e acompanhará de perto a situação. “Foi muito importante a vinda de todos. Estamos satisfeitos em saber que já há ações imediatas e, da nossa parte, nós vamos agregar outros encaminhamentos para melhorar o atendimento do CCZ à população”, encerrou Carlin.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem