ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Reaberta a Casa de Cacos, patrimônio da cultura contagense

30 de agosto, por lorena.carazza

A Câmara de Contagem marcou presença em mais um dos eventos comemorativos dos 111 anos de Contagem: a reabertura ao público, após 15 anos, da Casa de Cacos, localizada no bairro Bernardo Monteiro. Importante patrimônio cultural e histórico da cidade, a casa havia sido fechada para visitação pública por causa do seu estado de degradação.

Dezenas de moradores, além de secretários municipais, da prefeita e do vice-prefeito – Marília Campos e Ricardo Faria, marcaram presença na manhã do último sábado (27/08) na curta e estreita rua Ignez Glanzmann de Almeida para a tão esperada reabertura da Casa. 

Depois da apresentação do grupo Boi Rosado — folguedo do bumba-meu-boi criado pelo mestre e artista plástico Severino Labá, em homenagem ao escritor João Guimarães Rosa, os discursos feitos no palco montado na frente da entrada principal da casa mostraram a importância da Casa para a cidade.

Morador do bairro Bernardo Monteiro há mais de 40 anos, o vereador Ronaldo Babão se emocionou ao lembrar as vezes em que ele e os demais residentes do bairro denunciaram o abandono da casa. “Hoje, minha filha que vai fazer quatro anos vai poder ver esse lugar revitalizado”, disse.

O presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi, relembrou que desde seu primeiro mandato no Legislativo, em 2009, período em que Marília Campos exercia seu segundo mandato à frente do Executivo de Contagem, a Casa de Cacos tem sido uma preocupação. “E a Câmara participou ativamente desse debate, cobrando e ajudando inclusive a realocar recursos para tornar essa reforma uma realidade”, destacou.

Em sua fala, a prefeita Marília Campos falou da sua alegria em ter sido a executora do projeto de restauração, licitado no governo passado. A restauração foi feita pela Restaurare Construtora e custou R$ 2,6 milhões, com tempo de execução de 480 dias. Marília também anunciou, para o mês de setembro, a publicação do edital da restauração do Cine Teatro de Contagem, outro importante patrimônio cultural da cidade que está fechado por causa da sua estrutura comprometida.

Na ocasião, ainda, a prefeita convidou a arquiteta Maria Teresa para dar uma rápida explicação sobre o projeto arquitetônico já aprovado para a rua da Casa de Cacos. A arquiteta disse que a ideia é que a Casa “vá aumentando sua área de atuação”, fazendo uma ambientação especial com árvores, iluminação e até mesmo a estilização das fachadas das casas vizinhas. “Isso será, claro, conversado com os moradores da rua”, finalizou a prefeita.

Enquanto acontecia a visitação da Casa, feita de 10 em 10 pessoas, o cantor Contagense Raphael Sales fazia uma apresentação de voz e violão. As barracas da economia solidária também fizeram parte da cerimônia de inauguração, com a venda de comidas, bebidas e artesanato.   

Casa de Cacos

O geólogo Carlos Luiz de Almeida, morador do bairro Carlos Prates, em Belo Horizonte, resolveu comprar, em 1963, uma casa de campo na, à época, pequeno e ainda rural bairro Bernardo Monteiro, na cidade vizinha: Contagem.

A casa ficava próxima à Estação Ferroviária Bernardo Monteiro, onde por muitos anos (até 1989, ano da sua morte), Carlos descia com uma sacola cheia de cacos de porcelana, azulejos, cerâmica e afins. 

Ao longo de 26 anos, Carlos construiu a sua casa dos sonhos, montando, decorando e remontando cada cômodo com uma rica mistura de cores e texturas. Por fim, o que seria sua tranquila casa de descanso dos fins de semana, virou um museu espontâneo que atraía turistas de diversas partes do Brasil. Até o presidente Juscelino Kubitscheck foi um dos visitantes. 

Dois anos após o falecimento de Carlos, em 1991 a Prefeitura de Contagem adquiriu a Casa de Cacos. Em 14 de abril de 2000, ela foi tombada como patrimônio ambiental e cultural da cidade, pelo Decreto 10.445/2000.

Visitação

O Museu Casa dos Cacos de Louça pode ser visitado, a princípio, de terça a sábado, das 10h às 18h. Haverá um número limite de pessoas por entrada. Escolas interessadas em levar grupos de alunos devem agendar a visita pelo telefone (31) 3352-5323. Em breve, de acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, a Casa poderá abrir aos domingos e em período noturno.

Endereço: Rua Ignez Glanzmann de Almeida, 132, Bernardo Monteiro, Contagem.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem