Já aconteceu com você de, no supermercado, pegar um produto com um preço na prateleira e, quando passa pelo caixa, é registrado um valor diferente? Nesse sentido, o Código de Defesa do Consumidor estabelece que, no caso de divergência de preço para o mesmo produto no sistema de informação, o consumidor pagará o menor dentre eles. No entanto, muitas vezes, não conseguimos perceber essa diferença na hora, e o prejuízo acaba passando batido.
Com objetivo de mudar essa realidade, oferecendo mais uma ferramenta de apoio ao consumidor, a Câmara de Contagem aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei 11/2022. Apresentada pelo vereador Ronaldo Babão (Cidadania), a matéria propõe que os estabelecimentos comerciais posicionem o monitor das caixas registradoras de forma visível e sem obstáculos para os clientes.
O texto propõe a medida para “supermercados, varejistas e atacadistas de venda de alimentos e produtos domésticos situados em Contagem” que tenham monitores nos caixas; e veda a colocação de qualquer produto, propaganda ou objeto que obstrua o acesso visual do consumidor à tela. Além disso, deixa claro que as informações sobre a identificação dos produtos e os valores devem ser mostradas de forma que seja de fácil compreensão para o cliente.
O parecer da Procuradoria Geral da Câmara sobre o projeto sugeriu uma alteração no seu conteúdo a fim de garantir a legalidade e constitucionalidade da matéria. E essa modificação foi promovida por meio de uma emenda da Comissão de Legislação, Constituição e Justiça, que também foi aprovada junto com o texto. Ela pontua que “o poder Executivo poderá regulamentar a presente Lei, inclusive no tocante à imposição de sanções e multas”.
Agora, a proposição segue para sanção da prefeita Marília Campos (PT), e passa a valer como lei a partir de sua publicação no Diário Oficial de Contagem. Caso seja vetada, ela retorna para mais uma rodada de votação na Câmara.
“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...
Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...
Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...