Os vereadores de Contagem estiveram presentes, na tarde desta terça-feira (14/11), em solenidade na Prefeitura que marcou a assinatura do decreto que regulamenta a concessão dos serviços de táxis no município. A medida é complementar a um projeto de lei (PL) em tramitação na Câmara Municipal que trata da transferência da permissão para a prestação desses serviços.
Mais cedo, durante a votação em primeiro turno do PL 164/2023, o autor da proposição, vereador Vinícius Faria (Republicanos), explicou que foi procurado pelo Coopertaxi com essa demanda e, “após a decisão do STF sobre a questão, trouxe esse projeto para permitir a outorga a terceiros que atenderem aos requisitos legais, além da transferência a sucessores, em caso de falecimento”. Ele lembrou que o vereador Ronaldo Babão (Cidadania) também apresentou indicações nesse sentido e que a prefeita Marília Campos assinaria, mais tarde, o decreto pela liberação das transferências.
“Isso é importante para o transporte do município e para esses trabalhadores. Destaco que propusemos também a exclusão do Artigo 5B, que fala que, no ato de outorga das permissões de serviço de transporte de passageiro por táxi, deverá o outorgado adimplir com contrapartida no valor de R$ 10 mil, podendo o valor ser atualizado anualmente. Então, a ideia é retirar essa cobrança, como é feito em outros municípios, para não penalizar os taxistas”, acrescentou Faria.
Ainda na plenária, Babão falou sobre sua solicitação relacionada às transferências de outorga e sobre a regularização e a implantação do táxi-lotação. “Fico feliz pelo fato de o vereador Vinícius trazer esse projeto. Isso mostra que esta Casa trabalha em conjunto e tem compromisso com a cidade. Estamos, junto com a Prefeitura, buscando alternativas para melhorar o transporte”, pontuou.
Decreto
Durante a solenidade de assinatura do decreto, na Prefeitura de Contagem, foi ressaltado pelo poder Executivo que o objetivo seria regular as transferências de titularidade dos táxis, “a fim de garantir a proteção dos direitos e do interesse dos profissionais envolvidos, bem como a manutenção de um serviço de qualidade para a população”.
O presidente da Transcon, Saint Clair Terres, explicou que a frota de táxis de Contagem, cerca de 500 veículos, seria insuficiente para atender a demanda. Nesse sentido, o decreto seria “importante para agilizar as transferências das licenças para os herdeiros, em caso de falecimento, ou para terceiros, caso o titular esteja impossibilitado de prestar o serviço”
Para o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), essa conquista, envolvendo esforços da Prefeitura e dos vereadores, “não só faz justiça a quem trabalha e ajuda a cidade, mas traz tranquilidade para o taxista que, em caso de um imprevisto que o impossibilite de trabalhar não vai perder sua renda, podendo transferir a autorização. Esse decreto e o projeto aprovado na Câmara representam o nosso reconhecimento, o respeito, a valorização e a gratidão a essa categoria”, completou.
As entidades representativas da categoria também estiveram presentes e comemoraram a conquista. João Paulo Dias, do Sindicato dos Taxistas (Sincavir MG), e Leonardo de Souza, do Coopertaxi, agradeceram a prefeita, a equipe da Transcon e os vereadores pelo apoio. “Vai ajudar muitas famílias, pois as pessoas incapacitadas de trabalhar poderão transferir a autorização; e também vai ajudar Contagem como um todo, recompondo a frota e melhorando o serviço para a população”, explicou Dias.
Por fim, Marília lembrou que ficou sabendo da questão quando foi abordada por dois taxistas que a esperavam na porta de uma rádio em que ela daria uma entrevista. “A partir daí, conversei com o Saint’ Clair e, juntos, buscamos uma solução. Isso mostra a importância de correr e buscar as nossas conquistas”, parabenizou. “Os vereadores também se envolveram, apresentaram o projeto e, agora, vamos aguardar a posição da procuradoria e, se não tiver problemas, vamos sancionar essa lei”, completou.
Quem nunca ouviu histórias ou viu na mídia notícias de acidentes com algum brinquedo de parque de diversões, de shopping ou de praças, que causaram...
Cerca de 3,7 milhões de mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência em 2025. O dado é de uma investigação do Instituto DataSenado, que ou...
Excepcionalmente nesta quinta-feira (27/11), o Procon Câmara vai ter seu horário de funcionamento alterado. Ele estará aberto ao público entre 8...