A 23ª Reunião Ordinária da Câmara de Contagem, realizada nesta terça-feira, 06/08, foi marcada pelo retorno dos trabalhos do Legislativo e pelo debate de pautas relacionadas ao esporte. Os vereadores elogiaram o desempenho dos atletas brasileiros nas Olimpíadas de Paris, mas criticaram a falta de investimentos no país na área esportiva.
“Olha o que a Rebeca fez, o orgulho que nos deu, só com uma bolsa atleta! O Brasil tem se destacado em esportes que, costumeiramente, são pouco praticados no país. Eu gostaria de chamar atenção para isso. Quando vamos começar a investir no esporte na nossa cidade, no nosso estado, no nosso país?”, questionou Daniel Carvalho (PSD). O parlamentar também citou o programa Exercita Contagem, que leva atividades físicas para espaços públicos da cidade, e o Projeto de Ginástica Trampolim, que tem por objetivo a formação de atletas, como ações positivas desenvolvidas pela Poder Público Municipal como referência para investimentos futuros.
O presidente da Comissão de Esportes da Câmara, Léo da Academia (PDT), endossou as palavras do colega. “Na área do esporte, Contagem ainda tem que caminhar muito. Ainda não temos na cidade a prática de muitas modalidades olímpicas. Essa é uma grande luta nossa”, disse. Léo aproveitou a ocasião para entregar uma moção de congratulações e aplausos aprovada pela Câmara ao fisioculturista Leandro Siqueira Detulio, que ficou em primeiro lugar em competição organizada pelo NPC Worldwide Muscle Competition.
Já Ronaldo Babão (PSB) mencionou a Lei 161/ 2013, aprovada na gestão do ex-prefeito Carlin Moura (PSB), que instituiu normas para o desporto na cidade e criou uma bolsa atleta, para municipal. “É uma lei que ajuda, hoje, muitas crianças que estão vinculadas a associações de prática esportiva. A partir dos seis anos, elas já podem receber o recurso”, pontuou Babão, que também enfatizou a necessidade do Poder Executivo Municipal investir mais recursos no setor.
Os parlamentares também destacaram a importância dos trabalhos sociais. “Hoje, a cidade de Contagem é referência no desenvolvimento de projetos que atendem milhares de pessoas, principalmente de jovens. Gostaria, inclusive, de parabenizar os colegas vereadores que apoiam e incentivam essas ações”, comentou Daniel do Irineu (PSB). “Grande parte dos esportistas que estão nas Olimpíadas veio de projetos sociais pequenos, com pouco incentivo, e que, apesar disso, contribuem tanto para a formação esportiva quanto para formação de cidadãos”, finalizou Léo da Academia.
*Notícia do dia 07/08/2024, publicada em 07/10/2024 em função das restrições impostas pela Lei Eleitoral.
A Câmara de Contagem realizou, na noite desta quinta-feira (4/9), a tradicional cerimônia de entrega dos diplomas de Mérito Legislativo em comemora...
Ondas de calor, inundações, secas, tempestades severas e furacões. Os eventos climáticos extremos têm se tornado cada vez mais frequentes em todo o...
A Comissão Especial da Câmara de Contagem realizou, nesta quarta-feira (03/09), uma reunião com a maioria dos vereadores, para iniciar o trabalho d...