ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Contagem ganha oito novas leis no mês de agosto

7 de outubro de 2024, por Leandro Perché

A nova legislação foi toda aprovada na Câmara, que teve que promulgar a grande maioria das leis pelo fato de o Executivo ter perdido o prazo de sanção.

Oito novas leis foram publicadas no mês de agosto no Diário Oficial de Contagem, entrando em vigor e compondo a legislação municipal. Os destaques ficam por conta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); da instituição do Endereço Cidadão – um endereço temporário para que moradores de ocupações irregulares tenham acesso a serviços públicos; e da criação de um corredor cultural na região dos bairros Fonte Grande, Bernardo Monteiro e Vila Itália.

Todas as novas leis foram apreciadas e aprovadas pela Câmara, como determina a legislação, no entanto, o final da tramitação de seis das oito leis foi um pouco diferente do habitual. Após a aprovação do projeto de lei pelos vereadores, ele segue para sanção do Executivo, que tem, segundo a Lei Orgânica Municipal, 15 dias úteis após o recebimento para publicar a nova lei. Em caso de silêncio da prefeita, decorrido o prazo, acontece a chamada “sanção tácita”, e o Legislativo faz sua publicação no Diário Oficial de Contagem.

No último mês, apenas as leis relacionadas ao Orçamento e ao Endereço Cidadão, que são de 1º de agosto, foram sancionadas pelo poder Executivo. Todas as outras – duas delas de 06 de agosto, e quatro do dia 27 – foram publicadas pelo Legislativo, por extrapolarem o prazo para sanção do Executivo.

Em setembro, até esta quinta-feira (12), apenas uma lei havia sido publicada, essa também pela Câmara, instituindo a Campanha de Conscientização e Prevenção à Nomofobia – que trata do vício em celular. Essa nova lei tem uma especificidade que pode explicar sua não publicação por parte do Executivo: ela havia sido totalmente vetada pela prefeita Marília Campos; mas, posteriormente, a Câmara derrubou o veto e publicou a nova legislação.

Confira as novas leis:

  • Lei 5509, de 01 de agosto de 2024 – Dispõe sobre as diretrizes para elaboração e execução da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025.
  • Lei 5510, de 01 de agosto de 2024 – Institui o Endereço Cidadão.
  • Lei 5.511, de 6 de agosto de 2024 – Declara de utilidade pública o Instituto Circolar Cultural.
  • Lei 5.512, de 6 de agosto de 2024 – Denomina Rua Elpídio Custódio a atual Rua A, no Bairro Novo Eldorado.
  • Lei 5.513, de 27 de agosto de 2024 – Denomina Rua Pau Brasil, no Bairro Jardim Laguna.
  • Lei 5.514, de 27 de agosto de 2024 – Institui o Dia dos Jovens Cristãos.
  • Lei 5.515, de 27 de agosto de 2024 – Denomina Rua dos Coqueiros, no Bairro Chácaras Contagem.
  • Lei 5.516, de 27 de agosto de 2024- Institui o Corredor Cultural do Conjunto Habitacional Presidente Costa e Silva, Conjunto Habitacional Fonte Grande e Bairro Bernardo Monteiro 1ª, 2ª e 3ª Seção, Vila Itália.
  • Lei 5.517, de 6 de setembro de 2024 – Institui a Campanha de Conscientização e Prevenção à Nomofobia.

*Notícia do dia 12/09/2024, publicada em 07/10/2024 em função das restrições impostas pela Lei Eleitoral.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem