A nova legislação foi toda aprovada na Câmara, que teve que promulgar a grande maioria das leis pelo fato de o Executivo ter perdido o prazo de sanção.
Oito novas leis foram publicadas no mês de agosto no Diário Oficial de Contagem, entrando em vigor e compondo a legislação municipal. Os destaques ficam por conta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); da instituição do Endereço Cidadão – um endereço temporário para que moradores de ocupações irregulares tenham acesso a serviços públicos; e da criação de um corredor cultural na região dos bairros Fonte Grande, Bernardo Monteiro e Vila Itália.
Todas as novas leis foram apreciadas e aprovadas pela Câmara, como determina a legislação, no entanto, o final da tramitação de seis das oito leis foi um pouco diferente do habitual. Após a aprovação do projeto de lei pelos vereadores, ele segue para sanção do Executivo, que tem, segundo a Lei Orgânica Municipal, 15 dias úteis após o recebimento para publicar a nova lei. Em caso de silêncio da prefeita, decorrido o prazo, acontece a chamada “sanção tácita”, e o Legislativo faz sua publicação no Diário Oficial de Contagem.
No último mês, apenas as leis relacionadas ao Orçamento e ao Endereço Cidadão, que são de 1º de agosto, foram sancionadas pelo poder Executivo. Todas as outras – duas delas de 06 de agosto, e quatro do dia 27 – foram publicadas pelo Legislativo, por extrapolarem o prazo para sanção do Executivo.
Em setembro, até esta quinta-feira (12), apenas uma lei havia sido publicada, essa também pela Câmara, instituindo a Campanha de Conscientização e Prevenção à Nomofobia – que trata do vício em celular. Essa nova lei tem uma especificidade que pode explicar sua não publicação por parte do Executivo: ela havia sido totalmente vetada pela prefeita Marília Campos; mas, posteriormente, a Câmara derrubou o veto e publicou a nova legislação.
Confira as novas leis:
*Notícia do dia 12/09/2024, publicada em 07/10/2024 em função das restrições impostas pela Lei Eleitoral.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...