ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Plenária pré-eleição tem pauta livre e poucos destaques

7 de outubro de 2024, por Leandro Perché

A última reunião ordinária da Câmara de Contagem antes das eleições municipais, realizada na terça-feira (01/10), teve pauta livre – sem projetos na Ordem do Dia – e poucos vereadores se manifestando. Foram apresentados 85 requerimentos, indicações e moções, e apenas dois parlamentares deram destaque a essas solicitações, principalmente direcionadas ao poder Executivo.

Bruno Barreiro (PV) apresentou requerimento pedindo informações da Cemig sobre a ordem de despejo para moradores da Vila Paris. De acordo com o vereador, “as pessoas estão sendo forçadas a sair de suas casas, com a justificativa de que a construção estaria irregular. Tem gente que está lá há mais de 30 anos, que construiu a residência embaixo da rede elétrica; mas esses mesmos moradores têm a ligação regular da Cemig. Por isso, cobramos informações sobre esse caso”, destacou.

Outro que falou sobre suas solicitações foi Daniel Carvalho (PSD). Ele agradeceu a Prefeitura de Contagem pelo recapeamento da Rua José Lucas de Oliveira, no bairro Maracanã, atendendo a requerimento de seu gabinete, e pediu por outras vias da região. Outra solicitação foi pela continuidade da requalificação e drenagem da avenida A, no bairro Maria da Conceição.

Eleições  

Como não poderia deixar de ser, a eleição foi tema de algumas falas em plenário. Daniel Carvalho abriu o assunto, desejando sucesso aos colegas vereadores. “Domingo, temos as eleições e quero desejar a todos os amigos da Câmara sucesso no pleito, e a todos os candidatos, que tenhamos um dia de exercício da democracia, que corra tudo bem, e que os melhores e os que trabalharam mais tenham a oportunidade de conquistar uma cadeira nesta Casa”, pontuou.

No Grande Expediente, após citar cada vereador nominalmente, Zé Antônio (PT) enalteceu esta legislatura da Câmara e a gestão de Marília Campos (PT) no Executivo Municipal. Falou da importância do trabalho social em Contagem e ressaltou que “domingo é dia da colheita de cada um. Tenho certeza que os 21 vereadores cuidaram das pessoas da cidade e que os próximos 25 vão cuidar dos ‘órfãos’ daqueles que saírem”, filosofou o parlamentar.

Gegê Marreco (Rede) lembrou que as divergências entre os parlamentares são importantes para o aprendizado de cada um, além de serem voltadas para o desenvolvimento de Contagem. “Os vereadores nunca se furtaram à sua responsabilidade, e que no próximo domingo tenhamos a consciência e a sabedoria para continuarmos em prol de uma cidade melhor”, concluiu, agradecendo aos colegas vereadores pela convivência e aprendizado.

*Notícia do dia 03/10/2024, publicada em 07/10/2024 em função das restrições impostas pela Lei Eleitoral.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem