A última reunião ordinária da Câmara de Contagem antes das eleições municipais, realizada na terça-feira (01/10), teve pauta livre – sem projetos na Ordem do Dia – e poucos vereadores se manifestando. Foram apresentados 85 requerimentos, indicações e moções, e apenas dois parlamentares deram destaque a essas solicitações, principalmente direcionadas ao poder Executivo.
Bruno Barreiro (PV) apresentou requerimento pedindo informações da Cemig sobre a ordem de despejo para moradores da Vila Paris. De acordo com o vereador, “as pessoas estão sendo forçadas a sair de suas casas, com a justificativa de que a construção estaria irregular. Tem gente que está lá há mais de 30 anos, que construiu a residência embaixo da rede elétrica; mas esses mesmos moradores têm a ligação regular da Cemig. Por isso, cobramos informações sobre esse caso”, destacou.
Outro que falou sobre suas solicitações foi Daniel Carvalho (PSD). Ele agradeceu a Prefeitura de Contagem pelo recapeamento da Rua José Lucas de Oliveira, no bairro Maracanã, atendendo a requerimento de seu gabinete, e pediu por outras vias da região. Outra solicitação foi pela continuidade da requalificação e drenagem da avenida A, no bairro Maria da Conceição.
Eleições
Como não poderia deixar de ser, a eleição foi tema de algumas falas em plenário. Daniel Carvalho abriu o assunto, desejando sucesso aos colegas vereadores. “Domingo, temos as eleições e quero desejar a todos os amigos da Câmara sucesso no pleito, e a todos os candidatos, que tenhamos um dia de exercício da democracia, que corra tudo bem, e que os melhores e os que trabalharam mais tenham a oportunidade de conquistar uma cadeira nesta Casa”, pontuou.
No Grande Expediente, após citar cada vereador nominalmente, Zé Antônio (PT) enalteceu esta legislatura da Câmara e a gestão de Marília Campos (PT) no Executivo Municipal. Falou da importância do trabalho social em Contagem e ressaltou que “domingo é dia da colheita de cada um. Tenho certeza que os 21 vereadores cuidaram das pessoas da cidade e que os próximos 25 vão cuidar dos ‘órfãos’ daqueles que saírem”, filosofou o parlamentar.
Gegê Marreco (Rede) lembrou que as divergências entre os parlamentares são importantes para o aprendizado de cada um, além de serem voltadas para o desenvolvimento de Contagem. “Os vereadores nunca se furtaram à sua responsabilidade, e que no próximo domingo tenhamos a consciência e a sabedoria para continuarmos em prol de uma cidade melhor”, concluiu, agradecendo aos colegas vereadores pela convivência e aprendizado.
*Notícia do dia 03/10/2024, publicada em 07/10/2024 em função das restrições impostas pela Lei Eleitoral.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...