Com a pauta livre, a 32ª Reunião Ordinária, realizada na terça-feira (08/10), teve como centro das atenções os resultados das urnas. Os parlamentares aproveitaram a sessão para parabenizar os eleitos e agradecer os cidadãos contagenses pela confiança. Além disso, destacaram a vitória da prefeita Marília Campos (PT), que se reelegeu no primeiro turno com 60% dos votos, e cumprimentaram os novos colegas eleitos.
O presidente da Câmara, Alex Chiodi (União), abriu a reunião e convidou os eleitos para o primeiro mandato a tomar lugar nas cadeiras de honra da Casa. Estavam presentes: Pedro Luiz (PL), Tia Keyla (PL), Carol do Teteco (MDB), Rodrigo do Posto (Mobiliza), Adilson Lamounier (União), Júnior Zica (União) e Didi (PRD). Reeleito, Chiodi parabenizou os novos colegas e também destacou a manutenção de 16 dos 21 vereadores atuais como comprovação do reconhecimento do trabalho dos parlamentares, além de citar a ampliação do número de mulheres vereadoras na Casa.
“Isso mostra que o nosso trabalho foi aprovado pela população. Muito orgulho também em saber que a Câmara de Contagem, no próximo mandato, vai chegar a quase 30% de representação feminina, o que mostra a força da mulher. O lugar da mulher é onde ela quiser, inclusive, e principalmente, na política”, disse o presidente.
A votação de Léo da Academia (PDT) que, com 10.627 votos, se tornou o vereador com mais votos na história de Contagem, também foi citada na plenária. Léo agradeceu aos eleitores, à sua equipe e também aos colegas vereadores com quem trabalhou nos últimos quatro anos.
Outro destaque foi o vereador Arnaldo de Oliveira (SD), que chegou ao 11º mandato consecutivo, sendo o segundo parlamentar municipal com o maior número de mandatos no país. O primeiro é Nirdo Artur Luz (PL), da cidade de Palhoça (SC), com um a mais do que o contagense. Arnaldo recebeu os cumprimentos dos colegas pelo feito e também pelo aniversário natalício, comemorado na data. O decano da Casa agradeceu o reconhecimento popular e manifestou sua disposição em continuar seu trabalho “representando as pessoas com deficiência, os idosos e toda a comunidade”.
No decorrer da plenária, os parlamentares reeleitos expressaram sua gratidão pelos votos recebidos e apoios familiares e políticos durante o processo eleitoral. Além disso, destacaram o trabalho realizado pelos colegas que não foram eleitos – Hugo Vilaça (Avante), Edgard Guedes (Republicanos), Abne Motta (PRD) e Ronaldo Babão (PSB) -, mas que tiveram votação expressiva nas urnas. Abne e Hugo fizeram uso da palavra para agradecer o apoio recebido, bem como a confiança no trabalho realizado na legislatura.
Novos vereadores
Após o fim da plenária, alguns dos novos vereadores da Casa pediram a palavra e foram à tribuna. “A gente trabalhou muito, foi uma campanha muito suada, batendo de porta em porta, e eu queria agradecer a cada um de vocês que acreditou no meu trabalho”, expressou Rodrigo do Posto.
Outros eleitos, aproveitaram a oportunidade para falar da linha de trabalho que devem adotar. Tia Keyla destacou a força do Partido Liberal (PL), que elegeu três vereadores no município, e frisou: “estou aqui por uma causa, que é a causa da infância”.
Seu colega de partido, Pedro Luiz, mencionou a posição política que irá assumir em relação à prefeitura. “Vou honrar o voto de cada um de vocês. Essa honra começa nesse primeiro discurso, me colocando como oposição ao governo aqui em Contagem”, disse Pedro.
Por fim, Didi enfatizou a pauta do esporte e a causa animal. “Eu acredito no esporte e no seu papel de inclusão e transformação social. Podem ter certeza que vou defender o esporte e o direito dos animais aqui na Casa do povo”, finalizou.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...