ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores aprovam revisão do Plano Plurianual de Contagem

15 de dezembro de 2014, por Leandro Perché

A Câmara Municipal de Contagem aprovou na última semana, em segundo turno e redação final, um projeto de lei (PL) do Executivo que trata da revisão do Plano Plurianual (PPA) do Município para o período de 2015 e 2016. Desenvolvido em 2013, com a participação popular através do Planejamento Participativo, o plano estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Municipal ao longo de quatro anos.

Através do PL 020/2014 e seus anexos, é realizada revisão de ações e programas do PPA, bem como seus objetivos, indicadores e montantes de recursos aplicados – há inclusão, exclusão e alteração de alguns programas e ações. Apresentada para a sociedade em seminário realizado em novembro, essa revisão incorpora as recomendações originadas do processo de monitoramento mensal, realizado por todas as unidades orçamentárias e coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão.

De acordo com o prefeito Carlin Moura (PCdoB), o objetivo da revisão é, considerando a Lei Orçamentária, aperfeiçoar o planejamento municipal, para que este reflita as mudanças nas demandas da sociedade, ocorridas por ocasião da elaboração do PPA, bem como aprimorar a consistência dos programas, ações e seus atributos.

“A revisão do plano tem como meta o planejamento alinhado com a proposta orçamentária, na tentativa de otimizar o enfrentamento dos problemas detectados e o aproveitamento das potencialidades do Município”, destaca o prefeito, em mensagem que acompanha o projeto.

Programas e ações

As propostas de alterações encontram-se em 14 anexos. E os programas e ações estão organizados em cinco macro-objetivos e áreas de resultados: políticas sociais; políticas de desenvolvimento urbano; políticas de desenvolvimento produtivo e sustentabilidade; políticas especiais de modernização da gestão, democracia e transparência; e políticas de gestão e manutenção institucional.

O poder Executivo ressalta que o eixo estruturador do Município é um dos programas estratégicos, incluindo o tratamento da mobilidade urbana e acessibilidade, que seria um dos principais desafios. Permaneceriam os programas sociais como prioridade para combater a pobreza e melhorar a qualidade de vida dos menos favorecidos.

Na Saúde, os programas e ações, segundo o prefeito, foram reorganizados, com objetivo de facilitar sua execução, seguindo orientações do Ministério da Saúde. E, na Educação, a atenção está voltada para o aprimoramento e avanço da educação infantil, além da melhoria da gestão educacional e na qualidade do ensino fundamental.

“A revisão do PPA reafirma compromisso com a modernização da gestão pública, a transparência e a democracia, implantando procedimentos e instrumentos que proporcionem melhorias da oferta de serviços aos cidadãos, com participação da sociedade e o aprimoramento do acesso às informações às ações do governo municipal”, conclui o documento.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem