Mesmo com um “adversário” de última hora, Bruno Barreiro (PV) foi escolhido presidente da Câmara para o biênio 2025/2026.
A festa do ano novo se estendeu na Câmara de Contagem, com a posse, no primeiro dia de 2025, dos 25 vereadores da 20ª Legislatura (2025/2028), da prefeita Marília Campos (PT) e do vice-prefeito Ricardo Faria (PSD).
Com grande presença do público, inclusive do lado de fora da sede do Legislativo Municipal, acompanhando de um telão, a solenidade foi precedida por um culto ecumênico na Igreja Matriz de São Gonçalo e conduzida, na Câmara, pela decana da Casa (vereadora mais velha), Glória da Aposentadoria (PSDB), e secretariada pelo vereador Denilson da Juc (Mobiliza). Vereador mais votado no último pleito, Léo da Academia (PDT) ficou por conta do juramento.
Após empossar os parlamentares, foi realizada a eleição da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2025/2026. Mesmo com a candidatura de última hora e avulsa do vereador Mauricinho do Sanduíche (PL) à presidência da Casa, Bruno Barreiro (PV) foi eleito para comandar o Legislativo nos próximos dois anos, com 21 votos favoráveis, uma abstenção – do vereador José Carlos (avante) – e três votos contrários – dos vereadores do PL: Tia Keila, Pedro Luiz e Mauricinho.
O restante da Mesa Diretora, registrada na chapa de Bruno Barreiro, foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares: Carol do Teteco (MDB) será a 1ª vice-presidente; Pastor Itamar (PRD), o 2º vice; e Léo da Academia (PDT) e Júnior Zica (União) serão, respectivamente, 1º e 2º secretários.
Em seu discurso, o novo presidente ressaltou a gratidão e a responsabilidade em comandar o Legislativo pela primeira vez. “Hoje, assumo a presidência da Mesa Diretora com um compromisso solene: presidir esta Câmara com zelo, ética, dedicação e transparência. Acredito que juntos podemos construir uma gestão progressista, respeitosa e harmoniosa, pautada sempre pelo regimento interno, que é a nossa lei maior, e deve ser o nosso guia nas decisões”.
Bruno Barreiro reforçou a importância de uma gestão conjunta entre os vereadores e entre os poderes pelo bem da população de Contagem. “Vamos trabalhar em conjunto, respeitando as diferenças, mas sempre buscando o que é melhor para a nossa população. Afinal, fomos eleitos para representá-los, para ouvir suas demandas e transformá-las em ações concretas. Nossa responsabilidade é imensa, e cada passo que damos deve estar alinhado com os interesses da comunidade que aqui nos confiou este poder. Contagem merece o nosso melhor, e juntos, com trabalho árduo e comprometimento, faremos desta gestão um marco na história da nossa cidade”, concluiu.
Posse do Executivo
Após a declarar a instalação da 20ª Legislatura, o novo presidente da Câmara abriu os trabalhos de posse da prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), e do vice, Ricardo Faria (PSD). Ambos prestaram o juramento, apresentaram a declaração de bens e assinaram o termo de posse. Marília vai para seu quarto mandato à frente do município, enquanto Ricardo foi reeleito junto com a prefeita para seu segundo mandato como vice-prefeito.
Em seu discurso, ele agradeceu à população pelos 188.228 votos, que reconduziu sua chapa à Prefeitura de Contagem, à prefeita pelo companheirismo e pela confiança; aos familiares e aos partidos da coligação “Juntos por Contagem”. E parabenizou Barreiro pela presidência da Câmara.
“A esta nova Legislatura que se apresenta, digo que sou um grande entusiasta da tripartição de poderes. Proponho que possamos trabalhar de forma independente, porém de maneira harmoniosa em prol dos interesses do povo de Contagem”, pontuou Faria. “O instituto da vice-prefeitura não tem um papel bem definido na Constituição Federal. A Lei Orgânica estabelece que cabe ao vice representar a prefeita em sua ausência, o que já é uma grande tarefa, considerando representar a prefeita Marília Campos. Mas quero ir além e propor a cada um fazer mais pela nossa cidade”, acrescentou.
Marília Campos destacou o “resultado espetacular” nas eleições e sua grande aprovação entre a população de Contagem, além da maior representatividade feminina no Legislativo – com sete vereadoras. Reforçou seu compromisso com a população e o respeito ao diálogo com a oposição.
“Ser escolhida para administrar a terceira maior economia do estado é motivo de orgulho e honra. Renovo meu compromisso de trabalhar de forma incansável para que tenhamos dias cada vez melhores. Sei que não fizemos tudo o que é necessário, mas nos esforçamos para fazer tudo o que foi possível. Vamos seguir moldando os espaços urbanos para que eles se coloquem a serviço da população; direcionando recursos para aperfeiçoar a prestação de serviços e para atender às demandas da nossa gente; e buscando novos investimentos que nos permitam fazer obras estruturantes, capazes de garantir saneamento, infraestrutura e condições dignas de vida”, discursou.
Por fim, a chefe do Executivo lembrou da importância da relação com o Legislativo. “A hora é de unirmos esforços em prol de propósitos comuns e coletivos. Contem comigo. Nosso governo seguirá tendo como marcas a austeridade, a transparência, a eficiência, o diálogo e a participação social. É partir destes princípios que espero estabelecer com essa Casa uma convivência produtiva e frutífera, respeitando a autonomia e a representatividade de cada um. Desejo que o maior beneficiado pelas parcerias entre o Executivo e o Legislativo seja sempre o povo de Contagem, razão principal para exercemos com zelo e competência os nossos mandatos”, completou Marília.
Vereadores empossados para a 20ª Legislatura
* Assista à transmissão da solenidade no perfil da Câmara no YouTube.
* Confira as fotos da solenidade no Flickr da Câmara.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...