Iniciando seu primeiro mandato na Câmara de Contagem, a vereadora Adriana Souza (PT) já assume uma grande responsabilidade na 20ª Legislatura. Nesta quinta-feira (09/01), a prefeita Marília Campos (PT) anunciou, em suas redes sociais, que a vereadora vai cumprir a função de vice-líder de governo no Legislativo. Junto com Daniel do Irineu (PSB), anunciado como líder de governo na última terça-feira (07), ela será responsável pela interlocução entre a gestão municipal e os vereadores.
“Adriana terá um papel fundamental no fortalecimento do diálogo entre o Executivo e o Legislativo, contribuindo para o andamento das pautas prioritárias para nossa cidade. Com seu compromisso, tenho certeza de que ela desempenhará essa função com excelência, trabalhando em parceria com o líder do governo, vereador Daniel do Irineu, para construir uma Contagem ainda melhor para todos”, escreveu a prefeita.
Mulher mais votada da história da Câmara de Contagem, Adriana Souza expressou a felicidade e a honra em receber esse convite. “Isso demonstra a confiança na minha capacidade de articulação política e, ao mesmo tempo, uma aposta em nosso trabalho, já que é meu primeiro mandato. A tarefa da liderança e da vice-liderança é muito importante para o governo, e exige certo conhecimento legislativo, articulação política e domínio do Regimento Interno, mas estou bem tranquila, já trabalhando nisso e muito confiante”, destacou.
A parlamentar citou três motivos pelos quais suas expectativas são as melhores para a nova função. “Primeiro, porque vamos representar um governo com ampla base de apoio e que conta com grande aprovação popular nos diversos setores da sociedade. Segundo, pelo fato de eu ter uma forte identidade pessoal com o projeto político representado pela prefeita Marília, e tenho muita convicção de que é o melhor para a nossa cidade. E, terceiro, porque sou uma pessoa do trabalho e do diálogo, o que facilita essa relação de articulação política interna”.
Sobre a oposição, Adriana revelou que espera uma relação cordial e respeitosa. “A divergência e a oposição são partes fundamentais da democracia, e o governo da prefeita Marília é exemplar na defesa e no aprofundamento da democracia na nossa cidade. Então, a liderança terá uma postura bastante democrática com relação à oposição, e firme quando for necessário”.
Por fim, a nova vice-líder de governo também teceu elogios ao seu companheiro de liderança. “Em várias oportunidades em que fui consultada, citei o nome do Daniel do Irineu como uma boa opção, porque é jovem, mas já acumulou experiência legislativa, conhece bem o Regimento da Casa, tem uma boa relação com a maior parte dos vereadores e é da confiança da Prefeita. Já tivemos uma primeira conversa, e acredito que vamos fazer um belo trabalho juntos, vamos ser uma dupla bem afinada”, concluiu.
Adriana Souza
Adriana Souza é mãe, periférica, professora de História e moradora de Contagem desde que nasceu. Foi dirigente do Sindirede-BH, onde representou o Coletivo Esperançar entre os anos 2022 e 2023. E é cofundadora do movimento socioambiental SOS Vargem das Flores, do Coletivo Com Elas e idealizadora da Casa Viva.
Em 2022, foi candidata a deputada estadual em Minas pelo PT e obteve 25.314 votos, ficando como suplente. Em 2024, foi eleita a mulher vereadora mais votada da história de Contagem, com 8205 votos. Suas principais bandeiras são a valorização do trabalho do cuidado a partir do chamado ao “Maternar a Política”, a educação, o meio ambiente e a justiça social.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...