Em uma ação de estreitamento de relações institucionais entre a Câmara de Contagem e a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), os vereadores receberam, na manhã desta quarta-feira (26/02), um grupo de inspetores e delegados da força de segurança pública, liderados pelo delegado-geral do 2º Departamento, Reinaldo Felício Lima, e o delegado regional de Contagem, Wesley Campos.
“Tivemos a presença de 13 vereadores, mostrando o compromisso desta Casa com a segurança da população de Contagem e com a melhoria das condições de trabalho das forças policiais. Somos servidores e estamos aqui para fazer a diferença na vida das pessoas e para servir. Por isso, agradeço a participação da Polícia Civil e por esse diálogo, e temos a expectativa que essa parceria possa trazer bons frutos para a defesa da nossa cidade”, destacou o presidente da Câmara, vereador Bruno Barreiro (PV).
Na ocasião, o delegado geral fez uma apresentação sobre as funções, atribuições e organograma da corporação, além do trabalho desenvolvido pelo 2º Departamento, atendendo 18 municípios e quase dois milhões de habitantes. Reinaldo Lima ressaltou os recentes avanços nos procedimentos policiais, com o investimento em tecnologia e a digitalização dos documentos e processos, além de falar do laboratório de combate à lavagem de dinheiro.
“Os vereadores são os entes políticos mais próximos da população. Então, é importante termos essa aproximação no sentido de buscarmos soluções conjuntas para a segurança pública. Para nós, é importante apresentar o trabalho da Polícia Civil, os avanços e desafios. Nosso objetivo principal é trabalhar para a sociedade e, com o apoio do poder Legislativo Municipal, o ganho é considerável para a Polícia Civil e para a sociedade”, ressaltou o delegado geral.
Outros delegados e inspetores apresentaram os desafios enfrentados no dia-a-dia de seu trabalho, a necessidade de mais investimentos do poder público e as conquistas dos policiais civis no combate à criminalidade. Em relação aos investimentos, o delegado Marcus Monteiro, da 2a Delegacia de Contagem, pediu o auxílio para os vereadores no sentido de interlocução com os deputados para o encaminhamento de recursos por meio de emendas parlamentares. Mas também buscou sensibilizá-los para a necessidade de os próprios vereadores direcionarem emendas para a segurança pública.
Os parlamentares colocaram os seus mandatos à disposição e se comprometeram a um diálogo constante nesse sentido. Eles aproveitaram a oportunidade para apontar as demandas de segurança pública nas comunidades que atuam. Foram debatidas desde a instalação das câmeras olho-vivo e de um sistema de segurança associado, até a necessidade de delegacias especializadas na cidade; a urgência de interlocução com a Secretaria Municipal de Defesa Social e a criação de uma Comissão de Segurança na Câmara.
Por fim, o presidente da Câmara sugeriu o contato constante dos vereadores com delegado da região da sua base eleitoral, e visitas dos parlamentares às delegacias, para levantamento das demandas de cada uma e da comunidade do entorno em relação à segurança pública, e busca de possíveis soluções.
*Além de Bruno Barreiro, participaram do encontro os vereadores Zé Antônio, Rodrigo do Posto, Denilson da Juc, Arnaldo de Oliveira, Daniel do Irineu, Didi, Carol do Teteco, Fatinha Manancial, Tia Keyla, Pedro Luiz, Mauricinho do Sanduíche e Gegê Marreco.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...