No mês da mulher, em que a Câmara Municipal de Contagem promove uma série de atividades para o público feminino, mais um acontecimento engrandeceu as ações do Legislativo: um encontro entre vereadores e dezenas de mulheres integrantes dos conselhos e câmaras setoriais da Associação Comercial e Industrial de Contagem (Acic), que aconteceu no plenarinho, na tarde da última quarta-feira (19/03).
Liderada pelo segundo biênio consecutivo pela empresária e advogada Sandrelli Rois, a Acic tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da cidade, promovendo o fortalecimento da classe empresarial e do associativismo, além da interação com os poderes públicos.
Participaram do encontro, além das empresárias, o presidente da Câmara, vereador Bruno Barreiro (PV); a vice-presidente, vereadora Carol do Teteco (MDB); o vereador Daniel do Irineu (PSB); e o secretário adjunto de Administração, Maurício Rabelo, que estava na Câmara para uma agenda paralela e aproveitou a oportunidade para enaltecer a presença das mulheres. O interlocutor da reunião foi o ex-vereador Ronaldo Babão, autor da lei municipal que criou o Dia Municipal da Mulher Empresária – Lei 5215/2022.
Sugestões e parcerias
Durante a reunião, foi possível conhecer um pouco do trabalho e das demandas do setor empresarial de Contagem, especialmente no que tange à atuação feminina no mundo corporativo. Representando desde a produção de bens até a prestação de serviços — do ramo da beleza, contábil até a manufatura de produtos alimentícios —, as empresárias deixaram clara a intenção de fortalecer a interação entre a associação e o Poder Legislativo, inclusive na proposição e construção de legislações específicas para o setor empresarial.
Corroborando essa ideia, Bruno destacou que a Câmara é a instituição que discute a cidade, seus problemas e soluções e, por isso, é importante estar mais próxima e conhecer melhor os setores organizados. “O que vocês estão fazendo é maravilhoso. Às vezes, fazendo algo sozinho, podemos chegar mais rápido. Mas vocês, pensando e agindo em coletividade, chegarão mais longe”, afirmou o presidente.
Ainda segundo Bruno, as dificuldades enfrentadas pelas mulheres não estão apenas no mundo dos negócios, mas também no campo político. Como exemplo, citou a primeira vereadora eleita em Contagem, Zulma Leal, que, em 1971, lidou com preconceito e difamação, encerrando sua carreira política possivelmente de forma precoce devido aos percalços. Por outro lado, enalteceu a composição atual do Legislativo, que conta com oito mulheres, um número recorde na história do Parlamento contagense.
Segundo Sandrelli, a visita à Câmara no mês de março é simbólica e marca o início de uma parceria. “Nós precisávamos dessa interlocução, pois sabemos que saem daqui as legislações pertinentes ao empresariado e às mulheres, podendo auxiliá-las a prosperar em seus negócios”, ressaltou.
Sandrelli, primeira mulher a assumir a presidência da Acic depois de 40 anos de existência da associação, fez com que 85% dos cargos de destaque — presidência e vice-presidência dos conselhos, diretorias e câmaras setoriais — fossem ocupados por mulheres empresárias, promovendo uma gestão voltada para a valorização feminina.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...