Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que mais de 50 milhões de pessoas no mundo sofrem de Alzheimer. No Brasil, outro estudo mostrou que a demência atinge 1,7 milhão de pessoas, número que tende a aumentar. Diante desse cenário, urge que o Estado realize políticas públicas de prevenção e combate à doença de modo a diminuir sua incidência. Pensando nisso, os vereadores de Contagem votaram e aprovaram nesta terça-feira, 25/03, o Projeto de Lei 12/2025, que institui a Semana de Conscientização e Prevenção da doença de Alzheimer na cidade. O projeto, de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), foi aprovado por unanimidade.
A iniciativa será realizada anualmente na penúltima semana de setembro, tendo por objetivo a promoção de ações de prevenção e cuidado para esclarecimento e diagnóstico precoce da demência. O projeto prevê, em seu artigo 3º, que o Poder Executivo Municipal “poderá firmar parcerias com instituições de ensino aptas a desenvolverem o trabalho através de alunos e professores, além de hospitais e clínicas de saúde”.
“É uma doença que não tem cura, mas que a prevenção, a partir do diagnóstico precoce, pode fazer com que a pessoa tenha maior qualidade de vida. Então, a ideia é que, com a lei, haja debates com profissionais qualificados para que todos tenham informação, conhecimento a respeito da importância dessa doença que, infelizmente, acomete muitos brasileiros e muitas pessoas no mundo inteiro”, disse o vereador autor do projeto.
“Minha avó viveu aproximadamente 17 anos com alzheimer. É uma situação muito triste conviver com uma pessoa que você ama tanto, que você conheceu antes dessa doença, e que no final de sua vida passou por essa situação. Parabenizo pela iniciativa. Contém com o meu apoio”, complementou Gegê Marreco (Rede).
O projeto segue para sanção da prefeita Marília Campos (PT). Se houver veto, volta para a Câmara para nova rodada de votação.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...