ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara cria incentivo para empreendedorismo feminino

4 de abril de 2025, por Marco Túlio de Sousa

Os vereadores de Contagem aprovaram na 8ª Reunião Ordinária, 01/04, o Projeto de Lei 084 de 2025, que institui a Política Municipal de Fomento ao Empreendedorismo e Autonomia Econômica das Mulheres. O projeto de autoria da vereadora Moara Saboia foi aprovado de forma unânime pelos parlamentares.

A partir de definições de termos, como “empreendedoras”, “empreendedorismo das mulheres”, “empoderamento econômico”, “sexismo” e “economia solidária”, o PL propõe ações de incentivo por meio de: assistência técnica, desburocratização jurídica, facilitação de acesso ao crédito, formação e qualificação em gestão.

Vereadora Moara Saboia (PT). Foto: Cleide Amaral.

“Esse projeto fala da autonomia econômica das mulheres. Ele visa criar uma política pública para incentivar a sua inserção no mercado de trabalho a fim de que elas tenham prioridade para formação e capacitação e, também, na criação de equipamentos públicos que facilitem a vida delas. Muitas das vezes as mulheres ficam com a tarefa do cuidado, impedindo que elas entrem no mercado de trabalho. Quando se tem o incentivo de que haja mais cozinhas solidárias, mais restaurantes populares, que as crianças sejam cuidadas, isso facilita a autonomia dessas mulheres”, disse Moara.

O projeto prevê a possibilidade de criação de uma comissão gestora, a qual tem como responsabilidades: coordenação, acompanhamento, monitoramento e supervisão dessa política pública, bem como interação com outros órgãos atuantes na implementação e execução dessa iniciativa. A Política Municipal de Fomento ao Empreendedorismo de Mulheres poderá contar captação de investimentos junto aos governos federal, estadual e outros organismos multilaterais.

O projeto segue agora para sanção da prefeita Marília Campos (PT). Se houver veto, retorna à Câmara para nova rodada de votação.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem