ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Lei Complementar garante cargos de vice-diretores de Cemeis em Contagem

9 de abril de 2025, por lorena.carazza

Foto: Luci Sallum/PMC

Com a justificativa de manter a qualidade na prestação dos serviços educacionais no município de Contagem, a Câmara Municipal aprovou, recentemente, projeto de lei complementar de iniciativa do Poder Executivo que cria novos cargos na área da educação.

O Projeto de Lei Complementar nº 04/2025 insere, no quadro de pessoal da administração direta, 46 cargos de Vice-Direção para os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), atendendo, assim, à reivindicação da categoria e à necessidade de fortalecimento dos instrumentos de gestão pública no município. A medida considera, especialmente, a expansão da rede própria de ensino, notadamente com a construção e inauguração de diversas unidades de Cemeis, conforme exposto na justificativa anexa ao projeto.

A mesma proposição também altera o quantitativo de cargos de Caixa Escolar I, que passa de 60 para 70, e de Caixa Escolar II, de 40 para 46. O ajuste decorre do fato de o número atual de cargos ser inferior ao total de unidades educacionais existentes no município.

O acréscimo segue o disposto no Decreto nº 409, de 2018, o qual determina que cada unidade escolar municipal deve contar com sua própria Caixa Escolar. Essa estrutura tem como função básica a administração dos recursos financeiros da respectiva unidade, oriundos da União, do Estado, do Município, bem como das arrecadações realizadas pelas próprias escolas.

De acordo com a estimativa de impacto orçamentário do PLC nº 04/2025, as alterações implicarão custo anual de R$ 2,6 milhões, sem comprometer, contudo, as metas e os resultados fiscais estabelecidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Ainda segundo o projeto, as mudanças estão em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal e com a capacidade financeira do Poder Executivo municipal.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem