ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Projeto veda agressores de mulheres em cargos públicos em Contagem

6 de maio de 2025, por Leandro Perché

Em 2021, Contagem ganhou uma importante legislação no enfrentamento à violência contra a mulher. A Lei 5.188/2021 veda a nomeação para funções públicas e cargos públicos de pessoas que tenham sido condenadas pela Lei Maria da Penha (Lei Federal 11.340, de 7 de agosto de 2006).

Proposta pelo vereador Daniel Carvalho (PSD) à época, com coautoria da vereadora Glória da Aposentadoria (PSDB), essa política pública acaba de receber um reforço. Foi aprovado pelo Legislativo, nesta terça-feira (06/05), em segundo turno, o Projeto de Lei 18/2025, também de autoria de Daniel Carvalho, que amplia o rol de crimes abarcados pela Lei 5.188/2021.

Aprovada com uma emenda da Comissão de Legislação Constituição e Justiça da Câmara, a matéria acrescenta parágrafos à lei anterior incluindo, na vedação à nomeação para cargos públicos, os condenados pelos crimes previstos nos artigos 213, 215, 215-A, 216-В е 217-А do Código Penal Brasileiro.

“Aprovamos em 2021 uma lei que se tornou referência no estado: quem é condenado pela Lei Maria da Penha não pode assumir cargos públicos. Essa lei começou a circular em Minas e foi adaptada e aprovada em várias Câmaras. O que estamos fazendo agora é incluir outros crimes previstos no Código Penal, como o estupro, a violação sexual mediante fraude, a importunação sexual, o assédio sexual, o registro não autorizado da intimidade sexual – que são as fotografias de nudes e vídeos – e o estupro de vulnerável”, explicou o autor.

O texto do projeto ainda prevê que a administração pública guardará sigilo dos dados a que tiver acesso e adotará todas as medidas necessárias para resguardar a privacidade da pessoa que é objeto da consulta.

“A você, que se preocupou muito quando aprovamos a lei que previa que quem era condenado pela Lei Maria da Penha não poderia assumir cargo público, fique atento, porque aumentamos o rol de crimes, e estamos de olho. Na nossa cidade, agressor de mulher não vai ter oportunidade na Prefeitura e nem na Câmara”, concluiu Carvalho.

Veja mais notícias

Câmara de Contagem lança informativo

A Câmara Municipal de Contagem lançou, nesta terça-feira (3/2), o Informe Câmara, publicação anual que apresenta um balanço das atividades do Legis...

5 de fevereiro, por Marco Túlio de Sousa

Câmara abre sessão legislativa de 2026 com presença da prefeita Mar...

O Legislativo de Contagem realizou, nesta terça-feira (03/02), a 1ª Reunião Ordinária de 2026. Embora não houvesse projetos na pauta de votação, a ...

4 de fevereiro, por Leandro Perché

Ouvidoria da Câmara: compromisso com o cidadão

As ouvidorias são instrumentos legítimos criados para acolher as demandas da população e encaminhá-las aos órgãos competentes. Criada em 2013, a Ou...

19 de janeiro, por Marco Túlio de Sousa
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem