ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Projeto veda agressores de mulheres em cargos públicos em Contagem

6 de maio de 2025, por Leandro Perché

Em 2021, Contagem ganhou uma importante legislação no enfrentamento à violência contra a mulher. A Lei 5.188/2021 veda a nomeação para funções públicas e cargos públicos de pessoas que tenham sido condenadas pela Lei Maria da Penha (Lei Federal 11.340, de 7 de agosto de 2006).

Proposta pelo vereador Daniel Carvalho (PSD) à época, com coautoria da vereadora Glória da Aposentadoria (PSDB), essa política pública acaba de receber um reforço. Foi aprovado pelo Legislativo, nesta terça-feira (06/05), em segundo turno, o Projeto de Lei 18/2025, também de autoria de Daniel Carvalho, que amplia o rol de crimes abarcados pela Lei 5.188/2021.

Aprovada com uma emenda da Comissão de Legislação Constituição e Justiça da Câmara, a matéria acrescenta parágrafos à lei anterior incluindo, na vedação à nomeação para cargos públicos, os condenados pelos crimes previstos nos artigos 213, 215, 215-A, 216-В е 217-А do Código Penal Brasileiro.

“Aprovamos em 2021 uma lei que se tornou referência no estado: quem é condenado pela Lei Maria da Penha não pode assumir cargos públicos. Essa lei começou a circular em Minas e foi adaptada e aprovada em várias Câmaras. O que estamos fazendo agora é incluir outros crimes previstos no Código Penal, como o estupro, a violação sexual mediante fraude, a importunação sexual, o assédio sexual, o registro não autorizado da intimidade sexual – que são as fotografias de nudes e vídeos – e o estupro de vulnerável”, explicou o autor.

O texto do projeto ainda prevê que a administração pública guardará sigilo dos dados a que tiver acesso e adotará todas as medidas necessárias para resguardar a privacidade da pessoa que é objeto da consulta.

“A você, que se preocupou muito quando aprovamos a lei que previa que quem era condenado pela Lei Maria da Penha não poderia assumir cargo público, fique atento, porque aumentamos o rol de crimes, e estamos de olho. Na nossa cidade, agressor de mulher não vai ter oportunidade na Prefeitura e nem na Câmara”, concluiu Carvalho.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem