A depressão pós-parto é uma condição que atinge 25% das mulheres brasileiras, segundo estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ela consiste na manifestação de uma profunda tristeza, desespero ou falta de esperança, podendo ocorrer nas mães de seis a 18 meses após o nascimento do bebê. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que apenas 50% dos casos são diagnosticados, dado que lança o alerta na sociedade.

Sensíveis a essa realidade, diversos órgãos públicos têm criado políticas visando a prevenção e o cuidado. Em Contagem, um projeto de lei (011/ 2025) de autoria de Daniel Carvalho (PSD) e Silvinha Dudu (PV) aprovado na terça, 09/05, propõe criar o mês Maio Furta Cor, que terá ações voltadas para a saúde materna. O texto prevê incentivo à realização de reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários e distribuição de material informativo visando à conscientização sobre o tema.
Além de atividades organizadas pela Administração Pública Municipal, valoriza-se, também, a participação de empresas, entidades de classe, associações, federações e outras organizações em campanhas pela promoção da saúde mental materna.
“A gente aproveita o mês de maio, em que a gente comemora o Dia das Mães, para tratar desse projeto, que tem extrema importância para discussão da depressão pós-parto. Assim, poderemos fazer o debate sobre esse tema em reuniões, entrevistas, palestras com essas mulheres que passam por essa situação”, disse Daniel.

Silvinha ratificou as palavras do colega: “infelizmente, a depressão pós-parto vem aumentando em nosso país. Eu, como mulher, fico muito feliz em estar assinando esse projeto, que vai nos permitir realizar ações voltadas para essa temática”.
O PL segue agora para sanção da prefeita Marília Campos (PT). Se houver veto, retorna ao plenário para nova rodada de votação.
“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...
Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...
Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...