ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara aprova PL que protege idosos na contratação de empréstimos

16 de maio de 2025, por Marco Túlio de Sousa

O golpe bilionário do INSS tem ocupado o noticiário nos últimos dias e despertado preocupação a respeito de descontos indevidos nos benefícios de aposentadoria. Em Contagem, a maior parte das reclamações (40%) do Procon Câmara se relaciona justamente a serviços financeiros, prejudicando, principalmente, aposentados e pensionistas.

Vereador Daniel Carvalho (PSD). Foto: Cleide Amaral.

Visando coibir práticas abusivas, os vereadores aprovaram um projeto de lei (037/ 2025) na terça-feira (13/05) que dispõe sobre a proteção de pessoas idosas na contratação de empréstimo e cartão de crédito consignado ou outro serviço cujo desconto incida na folha de pagamento. O PL de autoria de Daniel Carvalho (PSD) recebeu votos favoráveis de todos os parlamentares.

O projeto prevê que, antes da contratação, a pessoa idosa receba informações claras sobre todas as implicações do contrato, dentre elas: taxas de juros (mensais e anuais); taxas de administrativas e outros encargos; detalhamento do cálculo das parcelas; vantagens e formas de amortização da dívida; método do cálculo de amortização da dívida e dedução dos juros e outros encargos; valor, quantidade e periocidade das parcelas; comprometimento da renda em porcentagem e valor; prazos e valores totais da operação; valor total com e sem juros.

Além disso, proíbe propagandas enganosas e estabelece diversos mecanismos de proteção, como: se o procedimento for iniciado por meio de aplicativo, terminal de autoatendimento ou outro meio digital, a concretização deve ser por assinatura com apresentação de documento de identidade; não aceitação de contratação unicamente por autorização dada por telefone; se realizada por meio eletrônico, envio das condições contratuais por email ou ao endereço do contratante; uso de dispositivos adicionais de segurança para autorização eletrônica, como como login, biometria, registro fotográfico e outras tecnologias que confiram legitimidade à operação.

Ao comentar sobre o projeto, Daniel Carvalho lembrou do escândalo do INSS. “Todos estão acompanhando o que aconteceu com os nossos aposentados, que foram roubados, já que não permitiram que fosse feito desconto no seu benefício. Esse projeto vem para proteger os idosos da nossa cidade contra empréstimos consignados, cartões de crédito consignados e serviços com desconto em folha de pagamento”, disse. O vereador ainda ressaltou que muitas pessoas são induzidas ao erro ou pressionadas por um “telemarketing agressivo”. Com o projeto, o objetivo é minimizar os riscos da pessoa ser enganada. “Espero que a gente possa contribuir e ajudar todos os idosos da nossa cidade”, finalizou.

Vereador Adilson Lamounier (União Brasil). Foto: Cleide Amaral.

O texto original do projeto previa punições conforme o Código de Defesa do Consumidor (Lei federal n° 8.078/1990). Durante a tramitação, o PL recebeu uma emenda de lideranças por iniciativa do vereador Adilson Lamounier (União Brasil), que sugeriu o acréscimo de um aditivo que incorpora ao conjunto de punições aquelas estabelecidas pela Lei do Superendividamento (Lei federal nº 14.181/2021), a qual garantiu mais transparência e responsabilidade na concessão de crédito, e o Estatuto da Pessoa Idosa (Lei federal nº 10.741/2003), que reconhece o idoso como sujeito de direitos com prioridade no atendimento e proteção especial nas relações de consumo. Segundo Adilson, o objetivo é “dar maior densidade normativa à legislação municipal, fornecendo respaldo legal às autoridades locais para agir, especialmente aos órgãos de defesa do consumidor e ao Ministério Público”.

O projeto segue para sanção da prefeita Marília Campos (PT). Se houver veto, retorna ao Plenário para nova votação.

 

Veja mais notícias

Câmara realiza solenidade do Mérito Legislativo nesta quinta-feira ...

Encerrando as celebrações do aniversário de 114 anos de Contagem, a Câmara Municipal realiza, nesta quinta-feira (04/09), a partir das 19h, a tradi...

2 de setembro, por Leandro Perché

Setembro Amarelo: Conheça as leis de atenção à saúde mental em Cont...

A depressão e outros problemas de saúde mental tiram a vida de mais de 700 mil pessoas todos os anos no mundo, segundo dados de 2022 da Organização...

1 de setembro, por Leandro Perché

Vereadores comemoram investimentos federais e obras de mobilidade e...

A maioria dos vereadores de Contagem prestigiou o evento de entrega do primeiro trecho da avenida Prefeito Newton Cardoso (Maracanã), realizado na ...

29 de agosto, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem