“A participação infantil na vida pública é fundamental para a construção de um futuro melhor. Incentivar o interesse das crianças pelas questões legislativas é semear a cidadania desde cedo”. Com essas palavras a vice-presidente da Câmara de Contagem, vereadora Carol do Teteco (MDB), definiu o projeto Câmara Aberta, que recebeu, na manhã desta quinta-feira (22/05), estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Rafael Brito.
Atentos e interessados, os estudantes percorreram os corredores do Palácio 1º de Janeiro, conheceram a estrutura da sede do poder Legislativo Municipal, passando pela galeria dos ex-presidentes, gabinetes parlamentares, refeitório, sala de monitoramento e presidência, onde foram recebidos por Carol do Teteco. A vereadora falou da função dos parlamentares e do presidente da Câmara e conversou com os alunos sobre política e cidadania.
Em plenário, os jovens participaram de uma palestra lúdica com a servidora Juliene Vilela, do Cerimonial da Câmara, que abordou a diferença entre a Câmara e a Prefeitura, a composição do Legislativo, conceito de democracia e a importância da política no cotidiano. A vereadora Tia Keyla (PL) também deu sua contribuição, falando sobre o Maio Laranja e a proteção à infância e adolescência contra abusos e exploração.
Por fim, os estudantes participaram de uma simulação de reunião plenária, com a definição de nove vereadores mirins, dos membros da CCJ, e da Mesa Diretora, além da discussão e votação de um projeto de lei fictício relacionado a melhorias na Praça Sô Teco, localizada no bairro Água Branca.
A presidente mirim da Câmara, Dávine Figueiredo, aprovou a experiência de ser vereadora por um dia. “Nós, do quinto ano, achamos muito importante visitar a Câmara Municipal, e aprendemos muito sobre o poder Legislativo, que ele é muito importante para nossas vidas. Esse dia foi muito especial para a gente”.
Professora do 5º ano, Juliana Oliveira ressaltou a importância da atividade para a formação dos estudantes. “O tempo todo em sala de aula a gente trabalha as questões políticas: a democracia, a Constituição, o ser cidadão no mundo. Então, experimentar isso, praticamente, de verdade, é muito significativo para eles”.
O vereador Pedro Luiz (PL) fechou a visita explicando para os alunos que “a política não funciona só na Câmara ou em Brasília, mas está no nosso dia a dia, inclusive, no pãozinho que comemos no café da manhã, no lápis que a gente usa na escola. Por isso, é importante despertar esse desejo de conhecer como funciona, participar da política, não apenas como vereador, deputado ou prefeito, mas como cidadão. O nosso futuro está na mão de vocês!”, concluiu.
Encerrando as celebrações do aniversário de 114 anos de Contagem, a Câmara Municipal realiza, nesta quinta-feira (04/09), a partir das 19h, a tradi...
A depressão e outros problemas de saúde mental tiram a vida de mais de 700 mil pessoas todos os anos no mundo, segundo dados de 2022 da Organização...
A maioria dos vereadores de Contagem prestigiou o evento de entrega do primeiro trecho da avenida Prefeito Newton Cardoso (Maracanã), realizado na ...