ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Agências bancárias de Contagem poderão ter cobertura e assentos para clientes em fila

10 de junho de 2025, por Lorena Carazza

Embora os aplicativos e os sites permitam que a maioria dos serviços bancários seja realizada de forma remota, algumas pessoas ainda preferem efetuar transações financeiras presencialmente, nas agências bancárias, seja por desconhecimento do uso das ferramentas digitais, seja por receio de golpes e fraudes.

Pensando no bem-estar das pessoas que frequentam presencialmente as agências bancárias, muitas vezes de forma recorrente, a Câmara Municipal de Contagem aprovou, nesta terça-feira, o Projeto de Lei nº 161/2025, de autoria da vereadora Glória da Aposentadoria (PSDB).

A autora do PL, Glória da Aposentadoria, destacou a importância da matéria para o bem-estar e dignidade das pessoas.

O projeto de lei tem por objetivo tornar obrigatória a disponibilização, pelas agências bancárias situadas no município de Contagem, de abrigo adequado contra sol e chuva aos usuários que aguardam atendimento em filas externas. O texto prevê, ainda, a instalação de cadeiras para espera, com prioridade para idosos, pessoas com deficiência, gestantes e mulheres com criança de colo.

De acordo com a proposta, a estrutura deverá ser mantida, no mínimo, nos primeiros dez dias de cada mês, período em que, geralmente, há maior fluxo de pessoas nas agências em razão do recebimento de salários e do pagamento de contas.

Segundo a vereadora autora da proposição, a medida “visa garantir o bem-estar e a dignidade dos cidadãos que utilizam serviços bancários na cidade”, além de assegurar conforto e segurança aos clientes e usuários. “Isso demonstra o compromisso da cidade em garantir que seus habitantes sejam tratados com respeito e dignidade, mesmo em situações cotidianas como esperar em filas”, complementou.

O vereador Mauricinho do Sanduíche (PL) pediu a palavra, durante a discussão do projeto, para elogiar a iniciativa e a atuação parlamentar da autora do PL 161/2025. Já Arnaldo de Oliveira (Solidariedade) alertou sobre a resistência dos bancos em cumprir as legislações. “Nós tivemos um tempo atrás, aqui, um projeto relativo aos bancos, que dizia sobre a disponibilização de banheiros aos clientes. Porém, eles arrumam escapatórias, não cumprem as leis e dizem que são regidos pela Febraban — Federação Brasileira de Bancos”, exclamou.

O projeto segue agora para apreciação da prefeita Marília Campos, a quem caberá sancioná-lo ou vetá-lo. Em caso de aprovação e publicação no Diário Oficial do Município, a regulamentação da lei ficará a cargo do Poder Executivo, que deverá definir os procedimentos necessários para sua efetiva aplicação no âmbito municipal.

Veja mais notícias

Contagem quer endurecer regras contra furto de cabos e metais

Em julho deste ano, a Lei Federal nº 15.181/2025 tornou mais severas as punições para os crimes de furto, roubo e receptação de fios, cabos ou equi...

27 de agosto, por Lorena Carazza

PL atualiza Política de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar

Foi aprovado nesta terça-feira, 26/08, o Projeto de Lei 62 de 2025, que traz modificações para a Política Municipal de Aquisição de Alimentos da Ag...

27 de agosto, por Marco Túlio de Sousa

Prevenção à violência escolar: Câmara aprova projeto de lei em defe...

O Brasil é um dos países com os mais altos índices de agressões contra professores, figurando, ainda, no ranking de ambiente mais propício ao bully...

26 de agosto, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem