ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Contagem terá polo de apoio à Universidade Aberta do Brasil

22 de janeiro de 2015, por Leandro Perché

Entrou em vigor na última semana a lei municipal responsável pela implantação em Contagem do Polo de Apoio Presencial para educação à distância no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Trata-se de um programa do Governo Federal que tem por objetivo expandir o ensino de cursos superiores com qualidade e promoção da inclusão social por meio da educação à distância. E é por polos como o que será implantado em Contagem que ocorre a descentralização de atividades didático-pedagógicas e administrativas relativas a cursos e programas ofertados à distância, nos quais são obrigatórios os momentos presenciais mínimos, de acordo com a regulamentação.

Aprovada por unanimidade no final de dezembro na Câmara Municipal de Contagem, a nova lei submete ao Município a responsabilidade de disponibilizar infraestrutura física, logística, financeira e de pessoal para o funcionamento de unidade operacional do programa.

De acordo com a Prefeitura de Contagem, o Polo será implantado na Funec Inconfidentes, que já teria recebido a aprovação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) quanto à sua infraestrutura para funcionamento da unidade. E o Governo Federal arcará com as despesas de todo o corpo docente, tutores, material didático, sistema acadêmico, processos de seleção e suporte para os laboratórios.

Em mensagem para os vereadores, o prefeito Carlin Moura (PCdoB) destacou a relevância do projeto. “Considerando que Contagem detém, em média, 700 mil habitantes, ocupa um espaço de significativa importância no cenário nacional e possui desafios próprios das grandes cidades. Entre eles, os que se relacionam à garantia de acesso do cidadão a níveis mais altos de escolaridade, uma vez que na cidade não existe oferta de cursos de graduação públicos e gratuitos. O Polo da UAB garantirá o acesso à educação universitária pública e de qualidade”.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem