ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Contagem terá polo de apoio à Universidade Aberta do Brasil

22 de janeiro, por Leandro Perché

Entrou em vigor na última semana a lei municipal responsável pela implantação em Contagem do Polo de Apoio Presencial para educação à distância no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Trata-se de um programa do Governo Federal que tem por objetivo expandir o ensino de cursos superiores com qualidade e promoção da inclusão social por meio da educação à distância. E é por polos como o que será implantado em Contagem que ocorre a descentralização de atividades didático-pedagógicas e administrativas relativas a cursos e programas ofertados à distância, nos quais são obrigatórios os momentos presenciais mínimos, de acordo com a regulamentação.

Aprovada por unanimidade no final de dezembro na Câmara Municipal de Contagem, a nova lei submete ao Município a responsabilidade de disponibilizar infraestrutura física, logística, financeira e de pessoal para o funcionamento de unidade operacional do programa.

De acordo com a Prefeitura de Contagem, o Polo será implantado na Funec Inconfidentes, que já teria recebido a aprovação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) quanto à sua infraestrutura para funcionamento da unidade. E o Governo Federal arcará com as despesas de todo o corpo docente, tutores, material didático, sistema acadêmico, processos de seleção e suporte para os laboratórios.

Em mensagem para os vereadores, o prefeito Carlin Moura (PCdoB) destacou a relevância do projeto. “Considerando que Contagem detém, em média, 700 mil habitantes, ocupa um espaço de significativa importância no cenário nacional e possui desafios próprios das grandes cidades. Entre eles, os que se relacionam à garantia de acesso do cidadão a níveis mais altos de escolaridade, uma vez que na cidade não existe oferta de cursos de graduação públicos e gratuitos. O Polo da UAB garantirá o acesso à educação universitária pública e de qualidade”.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem