ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Legendários têm atuação reconhecida pela Câmara

12 de junho de 2025, por Marco Túlio de Sousa

Os vereadores de Contagem aprovaram nesta terça-feira, 10/06, o Projeto de Lei 023 de 2025, que institui o Dia Municipal dos Legendários de Contagem. O PL é de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD) e a data da comemoração será 14 de janeiro.

 

Vereador Daniel Carvalho (PSD), autor do projeto. Foto: Cleide Amaral.

Criado em 2015 na Guatemala, o Legendários chegou ao Brasil em 2018 e ficou conhecido pela promoção de retiros exclusivamente para homens realizados em regiões montanhosas, nas quais os integrantes fazem atividades que mesclam desafios físicos, espirituais e emocionais. No momento da votação em segundo turno, o vereador autor justificou que o projeto “nasce do reconhecimento de um movimento que tem transformado vidas, restaurando famílias e promovendo um fortalecimento espiritual, emocional e social de várias pessoas”. Segundo ele, só no Brasil o movimento já impactou mais de 157 mil homens.

São objetivos do PL: 1 – valorizar o “Legendários” e seus membros de Contagem; II – conscientizar sobre os propósitos do movimento, promovendo a superação, o autoconhecimento e a transformação pessoal através da fé; III – incentivar as atividades e ações do movimento que contribuem para a renovação física, emocional e espiritual dos indivíduos; IV – promover eventos, palestras, seminários e campanhas que celebrem e divulguem os ideais do “Legendários”.

Vereador Pedro Luiz (PL). Foto: Bianca Nicolau.

A iniciativa repercutiu entre os parlamentares, despertando diversos elogios dos colegas. “Eu já subi a montanha, sou um legendário, é uma experiência única. É algo que transforma vidas”, disse Pedro Luiz (PL). Tia Keyla (PL) parabenizou a iniciativa e sugeriu que os homens do grupo abracem a causa da proteção da infância. “Tenho certeza que vai agregar ainda mais neste trabalho grandioso que eles fazem”, sugeriu.

Vereador Pastor Itamar (PRD). Foto: Elis Júnior.

Léo da Academia (PDT), por sua vez, reforçou: “os legendários tem feito um grande trabalho sócio educativo de transformação das famílias. Legendários é muito mais do que uma religião, é muito mais do que uma crença, é uma realidade de vida, é fé em Deus e acreditar em Deus”. Por fim, pastor Itamar (PRD) destacou que um dos pontos fundamentais do projeto é a formação do caráter do ser humano. “O homem que vai e sobe a montanha recebe orientação, aconselhamento, ensino e preparo do que é ser homem e, principalmente, no cuidado que ele tem que ter como sacerdote do seu lar, como marido de uma mulher, como pai de filhos. Esse são princípios fundamentais passados a eles”, disse o parlamentar.

O projeto foi aprovado por unanimidade e segue para sanção do Poder Executivo. Se houver veto, retorna à Câmara para nova votação.

Veja mais notícias

Legislativo comemora anúncio de cirurgias cardíacas em Contagem

Os vereadores de Contagem participaram, na manhã deste sábado (12/07), da visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao Centro Materno Infanti...

12 de julho, por Leandro Perché

Vereadores participam de seminário sobre a reforma tributária

A Câmara de Contagem esteve representada na abertura do Seminário Intermunicipal Impactos da Reforma Tributária nos Municípios, realizado no audi...

11 de julho, por Leandro Perché

Primeiro semestre da Câmara registra recorde de projetos de lei

A Câmara de Contagem encerrou o primeiro semestre legislativo de 2025 na última semana, registrando um recorde de projetos de lei (PL) protocolados...

9 de julho, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem