ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Projeto de doação de área ao CINCO causa polêmica no Legislativo

24 de fevereiro de 2015, por lorena.carazza

Em novembro do ano passado, o Executivo enviou para a apreciação da Câmara o Projeto de Lei nº 029/2014, que autoriza a doação de uma área de aproximadamente 13 mil metros quadrados, localizada na Região Industrial do Perobas (Cincão), ao CINCO – Centro Industrial de Contagem, autarquia criada pela Lei Municipal nº 911/70.

De acordo com o PL, a área seria doada ao CINCO que, por sua vez, ficaria responsável por dar a devida destinação a ela, por meio do programa social denominado “Desenvolvendo Contagem”. O programa, criado em 2002, tem o objetivo de fomentar a implantação de novas empresas ou ampliar as já existentes no Município.

Causando polêmica e debates entre os vereadores desde o início de sua tramitação, em dezembro do ano passado, nesta terça-feira (24) o projeto recebeu seu quarto pedido de vista, que regimentalmente paralisa sua tramitação por 72 horas, desta vez feito pelo vereador e líder de Governo, Arnaldo de Oliveira (PTB).

De acordo com Arnaldo, o pedido segue um acordo feito entre todos os vereadores durante a última reunião plenária, ocorrida no dia 10 de fevereiro. O trato é que o PL só seja votado em plenário depois que o secretário de Governo, Rodrigo Cupim, vier à Câmara para explicar aos vereadores, dentre outras coisas, qual será, de fato, a destinação da área.

O vereador William Barreiro (PTdoB) se posicionou abertamente contra o projeto. “Isso é a Câmara passando um cheque em branco para o CINCO. (…) Hoje, em Contagem, se precisarmos construir uma escola, teremos dificuldade em conseguir terreno. A forma como está sendo conduzido esse projeto me preocupa. Esta Casa tem obrigação de não se curvar. Não temos o poder de investigação, mas temos o poder de fiscalizar. Para quem ele (o terreno) será destinado, qual o valor dele?”, questionou o parlamentar.

Alex Chiodi (SDD), completando a fala de William, deu exemplos sobre a falta de terrenos para construções de equipamentos públicos nas regiões do Industrial e Sede, e apontou a necessidade de que o projeto seja acrescido de uma emenda, que deve determinar que a Prefeitura mande um Projeto de Lei à Câmara, posteriormente, quando a área for doada a alguma empresa. “Então, caberá a nós apurar as condições dessa doação, essa é a nossa função. Da forma como o projeto está, eu também não voto” concluiu o vereador.

Beto Diniz (PCdoB), mantendo o mesmo posicionamento do colega, finalizou a discussão reforçando que só será votado o que for melhor para a cidade. O projeto deve entrar em pauta na próxima plenária e será votado após os esclarecimentos da Secretaria de Governo.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem