Na primeira reunião plenária após o retorno dos vereadores Professor Irineu Inácio (PSDC) e Ricardo Faria (PCdoB) à Câmara Municipal de Contagem, alguns parlamentares pediram a palavra para dar as boas vindas e exaltar a atuação de seus suplentes no período de um ano em que ambos comandaram, respectivamente, as secretarias municipais de Administração e Saúde. O trabalho de Irineu e Ricardo no Executivo também foi destacado, assim como a importância do retorno ao Legislativo.
O primeiro a se pronunciar foi o presidente da Casa, vereador Gil Antônio Diniz – Teteco (PMDB): “Quero cumprimentar nossos companheiros, vereador Professor Irineu e vereador Ricardo Faria, que estavam prestando serviços às secretarias municipais, desejar as boas vindas e que tenham sucesso no cumprimento do mandato, pois a Casa é de vocês”, destacou.
Saudando os dois parlamentares, o líder de governo na Câmara, vereador Arnaldo de Oliveira (PTB), citou o bom trabalho desempenhado pelos suplentes Glória da Aposentadoria (PRTB) e Daniel Carvalho (PV) no Legislativo de Contagem e falou sobre a contribuição de Irineu e Ricardo à Prefeitura.
“Irineu teve um papel muito importante neste um ano na Secretaria de Administração, principalmente no que se refere ao Previcon (Fundo de Previdência dos Servidores do Município de Contagem), porque sabemos em que situação estava, e o que foi necessário fazer vossa excelência realizou com muito trabalho, trazendo maior tranquilidade para os nossos servidores e aposentados”, disse Arnaldo.
“Com um ano na Secretaria de Saúde, Ricardo trouxe grandes benefícios para a população de Contagem”, resumiu o vereador, citando alguns avanços. Dentre eles, destacou a modernização da gestão da Secretaria, quatro novas Unidades Básicas de Saúde, reforma e equipamento de outras duas unidades, inauguração do Caps III (Centro de Apoio Psicossocial) e de um Centro de Consultas Especializadas, e as parcerias e convênios que permitirão a ampliação de vários serviços, a construção de novas unidades de saúde, e o Centro Especializado de Reabilitação.
Zé Antônio do Hosp. Sta. Helena (PT), presidente da Comissão de Saúde, falou de problemas pontuais da saúde de Contagem e da coragem de Ricardo Faria em enfrentá-los. E o vereador Obelino (PT) concluiu falando da importância do retorno dos dois vereadores. “Já tivemos embates com Ricardo, debates qualificados na Câmara sobre a saúde. E aprendi a respeitar o Irineu como presidente da Casa no meu primeiro mandato, pela forma com que conduziu algumas situações difíceis”, destacou.
Felicidade em voltar ao Legislativo
Em seu primeiro discurso após o retorno, os ex-secretários municipais destacaram a importância da experiência no Executivo e da satisfação em retornar aos trabalhos na Câmara Municipal, com mais “bagagem” para o mandato legislativo.
“Retornamos a esta Casa com muito entusiasmo e desejo de continuar trabalhando por nossa população”, disse Ricardo Faria. “Aprendi muito aqui e a experiência acumulada na Câmara foi de fundamental importância para o desenvolvimento do trabalho na Secretaria. Gostaria de agradecer ao prefeito Carlin Moura, que nos confiou a responsabilidade de estar à frente dessa empreitada, que não é tarefa fácil. Mas, em todo o momento, nosso desejo foi de melhorar a vida das pessoas”, concluiu.
Irineu Inácio agradeceu pela recepção e destacou que a vivência diferente na Secretaria, em relação ao parlamento, oferece outra visão para cumprir o trabalho no Legislativo. “Após a experiência no Executivo, voltamos com outro pensamento, outra mentalidade, pois vivemos algumas situações que não são tão simples quanto imaginávamos. Então, foi uma experiência muito rica”, disse o vereador. “Estamos prontos para o trabalho no Legislativo e ainda mais preparados para reassumir a nossa função de representantes do povo”, completou.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...