ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Nova lei inclui vereadores no Conselho da Criança e do Adolescente de Contagem

3 de junho de 2015, por Leandro Perché

A Câmara Municipal de Contagem aprovou nesta terça-feira (02) um projeto de lei da vereadora Isabella Filaretti (PTB) que acrescenta dois representantes do poder Legislativo no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O PL 022/2015 altera um artigo da Lei nº 3.967/2005, aumentando de 28 para 30 o número de conselheiros do CMDCA, entre titulares e suplentes. Assim, quando a nova lei for sancionada, o presidente da Câmara, vereador Gil Antônio Diniz – Teteco (PMDB), terá de indicar, entre os vereadores da Comissão Externa da Criança e Adolescente da Câmara, seu representante titular para o Conselho, e outro vereador como suplente.

O CMDCA é um órgão normativo, consultivo, deliberativo e controlador, tendo como função definir, acompanhar, avaliar, coordenar e fixar diretrizes da política de atendimento aos direitos da criança e do adolescente. Ele é formado por representantes do poder Executivo municipal, incluindo membros de algumas secretarias e outros órgãos do governo; pela sociedade civil, incluindo entidades não governamentais; e, agora, pelos representantes da Câmara Municipal.

De acordo com a vereadora Isabella Filaretti, que é presidente da Comissão Externa da Criança e do Adolescente na Câmara, é essencial que os vereadores acompanhem de perto as discussões sobre as políticas públicas voltadas para esse segmento da população.

“Este projeto de lei visa a alterar o art. 8° da lei 3967/05, acrescentando ao Poder Legislativo, em especial a Comissão Externa da Câmara Municipal de Contagem, com intuito de fiscalizar, regular e controlar as atividades definidas da administração municipal, mais especificamente as políticas e sistemas desenvolvidos nas áreas de saúde, educação, cultura, assistência social que envolva as crianças e os adolescentes”, destaca em texto que acompanha a matéria.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem