A Prefeitura de Contagem realizou na última quarta-feira (03), em parceria com a Puc Minas Unidade Contagem, o lançamento do Marco Regulatório das Políticas Públicas de Tecnologia de Informação e Comunicação do Município. Na ocasião, foi apresentado o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), desenvolvido em parceria com a Fundação João Pinheiro, que foi entregue aos representantes da Câmara Municipal, para ser colocado em votação no Legislativo.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Fernando Máximo, o Plano configura o esforço de Contagem para modificar e modernizar sua gestão e o atendimento, normatizando procedimentos nas áreas de tecnologia da informação (TI) e facilitando os investimentos no setor.
“A administração pública contemporânea, de modo voluntário ou reagindo a estímulos, vem se tornando mais sensível a essas mudanças. Técnicas oriundas do setor privado têm sido utilizadas e adaptadas e soluções inovadoras estão surgindo dentro das próprias organizações públicas”, destaca Fernando Máximo. “O mundo moderno exige bem mais dos governos. A cobrança por maior eficiência dos processos, aumento da transparência e maior efetividade das políticas públicas têm sido intensas”, completa.
O Legislativo de Contagem foi representado no evento pelos vereadores Fredim Carneiro (PSDB), Arnaldo de Oliveira (PTB) e Zé Antônio do Hospital Santa Helena (PT). Em nome do presidente da Câmara, Fredim ressaltou a importância da iniciativa para a organização das informações públicas e prestação de serviços no Município.
“Vejo com bons olhos o lançamento desse programa, pois sou um grande defensor da modernização da cidade, e temos gestores e cidadãos muito acostumados ao uso de tecnologia. Sabemos a eficiência de uma gestão que dispõe de tecnologia, na qual o cidadão pode ter a vida muito facilitada, tendo uma linha de atendimento e um melhor acesso aos serviços do Município”, disse Fredim.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...