ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Preservação de mananciais é pauta de debate na Câmara de Contagem

11 de junho, por Leandro Perché

O tema meio ambiente dominou as discussões na reunião plenária desta terça-feira (09) na Câmara Municipal de Contagem. A principal preocupação dos vereadores é com a preservação da represa de Vargem das Flores, além de outros mananciais na cidade de Contagem, e a responsabilização da Copasa nesse sentido.

A questão foi levantada primeiramente pelo vereador Fredim Carneiro (PSDB), que deu destaque a um requerimento à Prefeitura de Contagem pedindo a limpeza do Córrego do Arroz, localizado no bairro Eldorado. Em aparte, o líder de governo na Câmara, vereador Arnaldo de Oliveira (PTB), exaltou a iniciativa, mas ressaltou a necessidade de cobrar da Copasa intervenções que resolvam o problema de forma definitiva.

Em seguida, o vereador William Barreiro (PTdoB) pediu a palavra para externar sua indignação com os serviços prestados pela companhia de saneamento em Contagem. “Estou há dez anos nesta Casa, neste tempo sempre discutimos os serviços mal prestados pela Copasa, e tenho certeza que isso durará mais dez anos. A Companhia nos dá explicações técnicas, mas nada é feito. E o problema maior, que afeta todo o Estado, é a preservação de Vargem das Flores, que é motivo de preocupação”, reclamou.

William lembrou ainda que, em audiência pública realizada na última semana na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a deputada estadual e ex-prefeita de Contagem, Marília Campos, cobrou ações e respostas da Copasa em relação à preservação de Vargem das Flores. E, junto a outros vereadores, William sugeriu que o mesmo fosse realizado na Câmara de Contagem, com a convocação de um representante da Companhia para dar explicações à população.

Sobre Vargem das Flores, o ex-secretário municipal de Meio Ambiente, vereador Ivayr Soalheiro (PDT), explicou que a gestão do prefeito Carlin Moura (PCdoB) tem trabalhado para preservar o manancial, mas que encontra dificuldades, por ele não ser área de preservação total. “Nossa Vargem das Flores corre um sério risco pelas ocupações irregulares e mau uso. Muitas áreas são privadas, e as ocupações irregulares continuam acontecendo. Por isso, a Copasa tem que trabalhar o uso sustentável da região”, destacou.

Convite à Copasa

Os vereadores Eduardo Sendon (PSDB), Zé Antônio (PT), Fredim, Rodinei Ferreira (PT) e Professor Irineu (PSDC) fizeram coro com os colegas, pedindo que a Comissão de Meio Ambiente do Legislativo de Contagem faça um convite formal para que a Copasa compareça à Câmara, para prestar esclarecimentos sobre a preservação dos mananciais da cidade, principalmente a bacia de Vargem das Flores.

“Temos que nos pronunciar, tomar uma posição sobre este grave problema. Foi preciso que o caso chegasse à Assembleia para que tivesse uma notoriedade maior. Por isso, pedimos uma reunião com a Companhia, para que algumas providências sejam tomadas”, concluiu Sendon, que faz parte da Comissão de Meio Ambiente.

O que disseram os outros vereadores

Eduardo Sendon – “É inadmissível o que a gente vem presenciando na cidade em relação ao meio ambiente e à Copasa. Durante o tempo do PSDB no governo estadual, procurei fazer mediação do Município com a Companhia, realizando reuniões. Mas já tivemos a mudança de governo e da administração da Copasa, e não vimos uma ação de mudança, que venha a sanar essas dificuldades”.

Zé Antônio do Hospital Santa Helena – “Não temos apenas que chamar o representante da Copasa para reuniões na presidência. Temos que trazê-lo na plenária, para passar por uma sabatina dos vereadores e da população, para ter mais compromisso com a nossa cidade”.

Rodinei Ferreira – “Quando eu era administrador regional, na época da prefeita Marília Campos, tínhamos denúncias de que os comerciantes estavam poluindo a Várzea das Flores. Visitamos o local e percebemos que o comércio, que está lá de forma precária há anos, é uma cortina de fumaça para esconder os grandes empreendimentos da região, que são os verdadeiros poluidores (…) Temos que fazer uma grande discussão sobre a ocupação da região, acima da questão habitacional há a sustentabilidade”.

Professor Irineu – “A Várzea das Flores tem que ser uma grande preocupação desta Casa e da cidade, pois é um desrespeito o que temos visto com o manancial, que abastece toda a Região Metropolitana. (…) Temos que fazer um grande debate, mas definir bem as atribuições, porque não é apenas a Copasa. Vamos chamá-la e pressioná-la para cuidar das redes de esgotos e captação de água, mas também a Prefeitura, para cuidar da limpeza dos córregos, e a Agência Nacional das Águas, que cuida das nascentes”.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem