Preocupados com a violência na regional Petrolândia, em Contagem, a comunidade e os vereadores estão se unindo para lutar pela instalação da 283ª Companhia da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) na região. Um passo importante pode ser a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal, solicitada nesta terça-feira (16) pelo vereador Professor Irineu Inácio (PSDC).
“Há 15 dias, fui procurado pelos representantes da região do Petrolândia, através do Consep (Conselho Comunitário de Segurança Pública), comerciantes e lideranças regionais, pedindo que eu apresentasse um pedido de audiência pública para discutir o problema da segurança pública na região”, destacou o vereador na reunião plenária.
Professor Irineu explicou que a região foi contemplada com a criação da 283ª Companhia da PMMG, que é um desmembramento da 133ª Companhia, localizada na região da Sede, mas que sua implantação ainda não saiu do papel. “Precisamos da estrutura da companhia na região do Petrolândia, com seu comando lá, homens treinados na rua. E toda a cidade será contemplada, porque essa companhia vai desafogar a 133, e ajudar a prevenir e a reduzir a criminalidade em Contagem”.
Apoio da Câmara
Moradores e comerciantes da região estiveram presentes em bom número na reunião do Legislativo, trajando camisas em alusão à campanha pela instalação da unidade da PMMG. E comemoraram o apoio de outros vereadores à causa.
O vereador Jair Tropical (PCdoB), que reside na regional Petrolândia, foi um dos que externaram preocupação com a região, ressaltando a necessidade de união pela causa. “Parabenizo o vereador e a comunidade pela iniciativa, e podem contar comigo nesta luta. Sabemos que é uma região muito extensa, e que a CIA 133 não dá conta de atender todas as demandas, apesar do grande trabalho da PMMG”, destacou.
Decinho Camargos (PHS) e Alex Chiodi (SDD), que vêm debatendo a questão com a PMMG, concordaram que a 133ª Cia não consegue atender de forma plena outras regiões mais distantes. “A CIA 133 atende 84 bairros de Contagem, e isso é uma vergonha, pois há municípios bem menores com batalhão da Polícia Militar. Tirar a companhia 283 do papel é um desejo e uma luta da comunidade, de todos os vereadores e do comando da 133”, disse Chiodi.
Outros vereadores que pediram a palavra para externar seu apoio foram Daniel Carvalho (PV), Ivayr Soalheiro (PDT), Leo Motta (SDD), Rodinei Ferreira (PT), Fredim Carneiro (PSDB) e Arnaldo de Oliveira (PTB), que propuseram a assinatura de todos os vereadores ao requerimento do Professor Irineu Inácio. Por fim, o presidente da Câmara, vereador Teteco (PMDB), colocou a Câmara à disposição para o debate e para auxílio à comunidade na implantação da nova companhia.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...