ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores discutem redução da maioridade penal

3 de julho de 2015, por Lorena Carazza

Na madrugada desta quinta-feira (02), os deputados federais aprovaram em primeiro turno a emenda à PEC 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos em casos de crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.  De autoria dos deputados Rogério Rosso (PSD-DF) e André Moura (PSC-SE), a emenda altera o texto que havia sido reprovado em plenário um dia antes.

Este foi um dos assuntos debatidos entre os vereadores de Contagem na última reunião plenária do semestre, realizada nesta quinta-feira. O vereador Zé Antônio do Hosp. Santa Helena (PT) durante o Grande Expediente, começou o debate se posicionando contra a redução da maioridade penal. Para Zé Antônio, a entrada destes jovens nas cadeias não trará resultados positivos para o Brasil “nem a curto, nem a médio e nem a longo prazo”. Ainda de acordo com o parlamentar, a redução representa um retrocesso para o País, que se preocupa cada vez menos com as ações sociais.

O mesmo posicionamento contrário partiu dos vereadores Isabella Filaretti (PTB) e Professor Irineu Inácio (PSDC), para os quais o investimento em Educação é essencial para tirar os jovens do crime. Declarando-se surpresa com a reviravolta da votação na Câmara Federal, Filaretti lembrou que em visita à Delegacia Especializada de Proteção à Criança e Adolescentes de Contagem (DOPCAD), localizada no bairro Riacho, ela constatou a situação lamentável em que os menores infratores são mantidos em detenção. “Em celas que cabem dez, há 20 adolescentes em situação desumana”.

Desta forma, a parlamentar, que também é presidente da Comissão Externa da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Contagem, defendeu que os legisladores precisam cobrar do Governo Federal mais atenção com as crianças e adolescentes, passando desde a melhora das estruturas dos centros de detenção até a implantação da escola em tempo integral.

O vereador Irineu, corroborando com a fala da vereadora, destacou que alguns anos atrás, quando ainda era presidente da Câmara, o Governo Federal anunciou a construção de vários Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet), incluindo Contagem entre as cidades contempladas. Na época, segundo o parlamentar, houve um grande esforço do município no sentido de doar uma área para a construção do Cefet.  “Mas essa obra não aconteceu, a sociedade ficou frustrada, eu também fiquei frustrado, porque acabou a conversa, sumiu”, apontou Irineu.

“Se esse programa tivesse sido concretizado, talvez estivéssemos fazendo no Brasil hoje outra discussão, um número enorme de adolescentes teria sido beneficiado”, concluiu o vereador, ressaltando que é necessário imputar a responsabilidade das escolas de grande porte para o Governo Federal, uma vez que os municípios não têm condição de arcar com esta responsabilidade.

O vereador Decinho Camargos (PHS) veio, por fim, colocar um contraponto na discussão. Favorável à redução da maioridade penal no caso dos crimes hediondos, Decinho considerou uma vitória “para aqueles que concordam e entendem que um adolescente de 16 anos já tem noção e pode ser responsabilizado pelos seus atos”. No entanto, o vereador ponderou que hoje o Brasil já tem a maior população carcerária do mundo e que não há onde colocar os menores infratores.  “Parabéns, Zé Antônio, por levantar este assunto. A sociedade está ansiosa por uma resposta dos políticos. Uma pesquisa mostrou que 90% da população quer a redução, mas temos que pensar nas consequências disso”, finalizou.

Veja mais notícias

Câmara aprova novo Código de Regularização de Edificações

Norma atualiza legislação municipal e busca simplificar procedimentos para a legalização de imóveis em Contagem Depois de mais de um mês de extens...

23 de outubro, por Lorena Carazza

Câmara de Contagem apoia campanha por repatriação de jovem morto no...

Legislativo Municipal recebeu os pais de Gabriel Oliveira e encaminhou documento pedindo a intervenção do Governo Federal no caso. Causou comoção,...

22 de outubro, por Leandro Perché

Alex Chiodi imortaliza seu nome na galeria de ex-presidentes da Câmara

O Legislativo de Contagem realizou, na manhã desta terça-feira (21/10), a solenidade de descerramento do quadro com o retrato oficial do vereador A...

21 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem