ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Lei Complementar busca valorizar professores da rede municipal de Contagem

8 de julho de 2015, por Leandro Perché

Os vereadores de Contagem aprovaram, nas reuniões plenárias da última semana, um projeto de lei complementar do Executivo que visa à valorização dos servidores efetivos da Educação e da Fundação de Ensino de Contagem (Funec). O PLC 002/2015 altera o percentual do padrão de progressão na carreira desses servidores e aplica o piso salarial nacional aos professores de Educação Básica do Município.

Com as alterações, a partir de 1º de junho de 2015, o percentual padrão de progressão por mérito, titulação ou qualificação desses servidores passa a ser de 2% na tabela de vencimentos estabelecida pela Lei Complementar n.º 90, de 30 de julho de 2010. E o direito à vantagem financeira decorrente da progressão por título ou qualificação se dá a partir do deferimento do processo administrativo devidamente publicado, retroagindo a janeiro de 2015 e sendo pago em escala até dezembro.

Outra mudança determinada pela nova lei complementar é que o vencimento base inicial do cargo efetivo de Professor de Educação Básica 1 nível I (PEB1-I) passa a ser de R$1.917,78, a partir de 1º de junho de 2015, conforme o piso salarial profissional nacional. Com alteração desses valores, há também uma mudança de nível desse cargo no quadro do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos.

A estimativa da Prefeitura de Contagem é que a mudança represente um impacto para o orçamento de aproximadamente R$ 6,7 milhões no exercício atual, com um pequeno acréscimo nos dois exercícios subsequentes. No entanto, segundo o prefeito Carlin Moura (PCdoB), a despesa não afetaria as metas e resultados fiscais do orçamento e não excederia os limites constitucionais de gasto com pessoal.

Em mensagem que acompanha o projeto, o prefeito destaca que as alterações visam à valorização da categoria. “Ao alterar o percentual do padrão de progressão (…), busca reconhecer, com mais dignidade, aqueles servidores titulares de cargo efetivo que procuram se qualificar, bem como desempenhar com responsabilidade suas atribuições”, diz o texto. “Com uma boa prestação de serviços, os principais beneficiários serão os usuários dos serviços públicos de educação”, conclui.

Durante a votação em 1º turno, o vice-presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (SDD), destacou que o projeto atende a uma reivindicação antiga desses servidores. “O PLC é resultado de um acordo feito no ano passado pela categoria com o Governo, para o aumento do percentual da progressão da carreira dos professores, que era muito pequeno. Mesmo que tenha demorado um pouco a vir para esta Casa, é importante ressaltar que se trata de uma conquista da categoria, que já era reivindicada desde o governo anterior”, explicou o vereador.

“Como o pagamento já será feito na folha de julho, nos esforçamos para votá-lo antes do recesso parlamentar”, completou Chiodi, que presidiu a Comissão Externa de Educação da Câmara no biênio 2013/2014.

Veja mais notícias

Câmara aprova novo Código de Regularização de Edificações

Norma atualiza legislação municipal e busca simplificar procedimentos para a legalização de imóveis em Contagem Depois de mais de um mês de extens...

23 de outubro, por Lorena Carazza

Câmara de Contagem apoia campanha por repatriação de jovem morto no...

Legislativo Municipal recebeu os pais de Gabriel Oliveira e encaminhou documento pedindo a intervenção do Governo Federal no caso. Causou comoção,...

22 de outubro, por Leandro Perché

Alex Chiodi imortaliza seu nome na galeria de ex-presidentes da Câmara

O Legislativo de Contagem realizou, na manhã desta terça-feira (21/10), a solenidade de descerramento do quadro com o retrato oficial do vereador A...

21 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem