ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Parlamentares discutem temas diversos em plenária

12 de agosto de 2015, por lorena.carazza

Além de terem votado projetos em primeiro turno e de terem aprovado, em turno único, as contas do Município de Contagem relativas ao exercício financeiro de 2013, os vereadores criaram alguns debates e levantaram assuntos relevantes na última reunião plenária, realizada na manhã desta terça-feira (11).

O primeiro foi a situação da praça Soteco, localizada na região do Água Branca, que após passar por uma revitalização, concluída em fevereiro do ano passado, já se encontra novamente depredada e, de acordo com vereador William Barreiro (PTdoB), diante de tal situação, acabou virando ponto para usuários de drogas.

Em aparte, o vereador Daniel Carvalho (PV) lembrou que há algum tempo foram apresentados por ele requerimentos para que a Guarda Municipal ocupasse o espaço, a fim de manter a segurança e a preservação da praça. Ainda de acordo com Daniel, o requerimento foi recebido pelo comandante da GMC, William Cesário, que se comprometeu a tomar uma atitude diante da solicitação.

“Não podemos perder mais uma vez aquele espaço para as drogas. Quero unir forças neste movimento e pedir à Guarda Municipal para nos dar uma nova posição sobre isso”, finalizou o vereador, destacando que o próprio prefeito Carlin Moura afirmou que os espaços de esporte seriam prioridade em seu Governo.

Comissão será criada para avaliar a situação da Feira da Toshiba

O vereador Fredim (PSDB) fez uso da palavra para reforçar a necessidade da criação de uma Comissão Especial para avaliar a situação da feira da Toshiba, que acontece na região do bairro Amazonas. O evento acontece semanalmente aos domingos, recebe milhares de pessoas e vem causando transtornos à população local.

Segundo o parlamentar, que participou esta semana do programa “Chamada Geral” transmitido pela Rádio Itatiaia para falar sobre o assunto, a feira cresce desordenadamente e os problemas gerados por ela aumentam a cada dia que passa.

Fredim já havia apresentado um requerimento para a formação da comissão em fevereiro deste ano. De imediato, o presidente da Câmara Municipal, vereador Gil Antônio Diniz – Teteco (PMDB), autorizou a imediata criação da Comissão. A princípio, atuarão os vereadores Fredim Carneiro, Beto Diniz (PCdoB), Caxicó (PPS) e Leo Motta (PSL).

Comissão de Saúde vai avaliar denúncias de servidores

Outra Comissão que deve fazer apurações nesta semana é a de Saúde. Isso porque, durante a plenária, o vereador Rodinei (PT) levantou um assunto que tem preocupado os servidores da Saúde do Município.

Segundo o vereador, a Comissão tem recebido denúncias sobre o novo pronto-socorro JK, que será inaugurado no próximo dia 22. “As denúncias que chegam são sobre a possível terceirização dos funcionários que trabalharão no novo JK. Isso nos parece injusto, já que são guerreiros e guerreiras que trabalham no atual pronto-socorro, atendendo e lutado contra a situação precária. Agora, que a estrutura deve melhorar, serão funcionários terceirizados que trabalharão?”, indagou o vereador.

Sobre esta situação, Teteco autorizou o vereador, que é o presidente da Comissão Externa de Saúde da Câmara, a convocar os demais membros para a apuração dos fatos. Assim, ficou decidido que a Comissão se reuniria nesta quarta-feira (12), às 9h. Logo após visita ao JK, para conversar com os funcionários, os vereadores seguiriam para a Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de esclarecer a questão com o secretário Evandro Silva.

Uber na mira

Finalizando a reunião, o vereador Fredim pediu um espaço no Grande Expediente para falar a respeito dos aplicativos para transporte individual de passageiros. O parlamentar esteve presente na última segunda-feira (10) na Câmara Municipal de Belo Horizonte, onde aconteceu uma audiência pública que discutiu o assunto.

“Não podemos abandonar os taxistas, aqueles que prestam há mais de 100 anos um serviço qualificado a toda a população brasileira”, alertou o vereador. “Algumas pessoas tentam de forma direta desqualificar esse trabalhadores brasileiros, dizendo que eles não tem capacidade de prestar um serviço de qualidade, e isso não é verdade”, acrescentou.

O vereador defende que deve haver uma legislação específica que enquadre os motoristas dos aplicativos de condução de passageiros, para que eles passem pelos mesmos processos que os taxistas. Isso incluiria quesitos como licitação, cursos e pagamento de taxas e impostos.

Por fim, o vereador informou que deu entrada, na Câmara, com um Projeto de Lei semelhante ao que já tramita na Câmara da Capital, que visa à regularização deste serviço ainda não legalizado. Fredim aproveitou para pedir apoio dos colegas vereadores à causa e também maior atenção da Transcon no que diz respeito à coibição dos motoristas clandestinos.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem