O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Política Urbana, Rural e Habitação da Câmara Municipal de Contagem, Daniel Carvalho (PV), juntamente com os vereadores Professor Irineu Inácio (PSDC), Beto Diniz (PCdoB) e Isabella Filaretti (PTB), realizou uma visita técnica ao Parque Fernão Dias, localizado na região do CINCO, em Contagem, na manhã desta quinta-feira (22).
A intenção foi avaliar a atual situação do Parque, que se encontra interditado e, segundo relatos dos moradores da região e de pessoas envolvidas com questões ambientais, está depredado e em situação de abandono.
Inaugurado em 1980, o Parque Fernão Dias conta com uma extensa área de mais de um milhão de metros quadrados, na interseção entre os municípios de Contagem e Betim. O espaço, composto de eucaliptos, uma rica mata nativa e nascentes, já contou com 20 quadras esportivas, dois campos de futebol, playground, velódromo, duchas, pista de bicicross e um mirante.
“O que pudemos constatar, no entanto, foi que o Parque está com sua estrutura muito depredada. As quadras estão com os pisos e equipamentos quebrados, há erosões, árvores cortadas, grande parte da vegetação está sofrendo com queimadas e as nascentes dão sinal de que podem desaparecer”, relatou Daniel Carvalho.
Câmara entra na luta pela revitalização
A reunião plenária da última terça-feira (20) na Câmara Municipal de Contagem foi marcada pela discussão de diversos assuntos ligados à questão ambiental, e uma delas foi a atual situação do Parque Fernão Dias.
Quem começou a discussão foi Irineu Inácio, que apresentou uma indicação, juntamente com o vereador Rodinei (PT), para que o local seja transformado em uma APA – Área de Proteção Ambiental – e, assim, possa receber investimentos também por parte do Governo do Estado.
Em 2013, um termo de cessão assinado entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Contagem passou a responsabilidade da gestão e manutenção da área para o município. Na mesma época, em conjunto com Betim, a cidade fez a contratação de um instituto para a realização de um estudo e projeto e revitalização, que custaria às duas cidades cerca de R$ 900 milhões.
“A minha indicação, que assino hoje juntamente com o vereador Rodinei, solicita que, antes que a transferência da responsabilidade seja passada para Contagem, o Parque seja transformado numa APA, possibilitando assim que o Governo do Estado venha com recursos para ajudar na manutenção”, solicitou o vereador.
Ele salientou que, diante da atual situação do país e do município, torná-lo responsabilidade exclusiva do município vai onerar de forma significativa, o que vai acabar por não permitir a revitalização do local. Para isso, o parlamentar pediu a ajuda dos deputados estaduais que têm ligação com Contagem, no sentido de que eles façam, na ALMG, um projeto de lei solicitando a transformação da área em APA.
Outra questão proposta por Irineu foi a realização de uma audiência pública para ouvir o que a comunidade propõe para a área. “Às vezes, o governo fica pensando grandes coisas para lá, mas o povo quer coisa mais simples, mais fácil de resolver, que o Parque seja aberto para que possa usufruir dele, não exigindo grandes investimentos”, destacou o vereador. “O Governo do Estado, nessa crise que atravessamos, não tem condição de bancar uma obra tão cara. Para o bem da cidade, precisamos pensar numa solução mais caseira e mais rápida pra resolver a questão do Parque Fernão Dias”, acrescentou.
O vereador Paulo Prado (PCdoB), que até o mês passado ocupava o cargo de secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, pediu para assinar a indicação, juntamente com Irineu e Rodinei. Ele lembrou que, em 2013, quando foi apresentado o projeto de revitalização do Parque, o alto valor já havia sido um entrave para a execução.
Por sua vez, Beto Diniz sustentou a ideia de que a população deve ser mobilizada para que um grande movimento seja feito a favor do Parque. “Inclusive, poderíamos fazer a própria audiência pública lá, no Parque. Vamos fazer um grande movimento, com grupos de ciclistas, praticantes de caminhada, e levar um grande grupo de pessoas para conhecer a realidade do Parque hoje”, sugeriu.
Solução passa por união de esforços
Presente em reunião semana passada da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ALMG, que tratou especialmente sobre a situação do Parque, Irineu defende que a solução para a revitalização do Parque requer empenho das prefeituras de Betim e Contagem.
Isso porque a área está na interseção entre os dois municípios, e a modificação territorial da cidade, para que o Parque passe a fazer parte exclusivamente do município de Contagem, não seria uma solução viável ou prontamente executável. De acordo com Irineu, a solução deve ser rápida, já que há indícios, inclusive, de intenção de invasão.
Diante do tamanho da área e dos equipamentos que ela já dispõe, outra ideia é que a iniciativa privada também seja parceira na revitalização e preservação do Fernão Dias. “Só assim vamos conseguir preservar a mata, as nascentes e tudo que temos lá dentro”, finalizou Irineu.
O atual prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadão Honorário de Contagem na noite de quarta-feira (30/4), durante o 16...
5ª edição do Mercado Afro (2023). Foto: Janine Moraes (PMC). A feira Mercado Afro poderá integrar o calendário oficial de Contagem. Essa é a prop...
A UPA do Nacional é uma demanda histórica da população dessa região. Com a proximidade do término das obras dessa unidade, os vereadores de Contage...