ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Secretaria de Desenvolvimento Social fala de regularização fundiária na Câmara

26 de março de 2014, por Leandro Perché

A Câmara Municipal de Contagem recebeu, nesta quarta-feira (26), a visita da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Marilene Silva Pimenta, e sua equipe, que vieram expor para os vereadores a situação da regularização fundiária no Município. O encontro partiu da solicitação de vários vereadores, a partir de um requerimento do vice-presidente do Legislativo, vereador Zé de Souza (PT), e foi intermediado pelo líder de governo na Câmara, vereador Arnaldo de Oliveira (PTB).

Em sua explanação, Marilene Pimenta e a secretária adjunta de Habitação, Helen Joyce Campos, destacaram o trabalho de sua equipe multidisciplinar para viabilizar a regularização de áreas de interesse social e áreas de interesse específico de Contagem. Falaram particularmente sobre os bairros Estrela Dalva, Confisco, São Mateus e Aglomerado do Entorno – áreas cujo processo está mais adiantado -, além do bairro São Pedro e da Vila Sequóia – esta última, em estágio preliminar de sondagem do solo.

Joyce expôs os critérios da política de Habitação do governo Carlin Moura e ressaltou que há um esforço para viabilizar a regularização em diversas regiões, para beneficiar milhares de famílias de várias regionais de Contagem. “A regularização fundiária requer adequação urbanística, jurídica e social; e permite que as famílias façam o registro do imóvel, tendo mais acesso a serviços básicos e a um financiamento, por exemplo. Representa mais qualidade de vida para a população”, destacou.

Antes de abrir espaço para as questões dos vereadores, as secretárias anunciaram que a Prefeitura de Contagem já solicitou ao Ministério das Cidades, e segue aguardando, recursos da ordem de quase R$ 9 milhões para regularização fundiária no Município. Seriam beneficiadas, em primeiro momento, as seguintes regiões: Sequóia, Vila Maracanã, Beatriz, Jardim Eldorado, Parque São João, Darcy Ribeiro, Campo Alto, Funcionários, Milanês, Ipê Amarelo, Nascente Imperial, Tijuca, Tupã, Chácaras Bom Jesus, Chácaras Del Rey e Chácaras Planalto.

Reunião produtiva

Os parlamentares tiveram oportunidade de expor suas preocupações e sanar dúvidas em relação ao tema. Além da questão fundiária, eles falaram da importância dos projetos Bolsa Família Bairro Adentro e Cras Itinerante – que levam serviços públicos às comunidades mais afastadas em Contagem – e da implantação do programa Minha Casa, Minha Vida no âmbito municipal, o que vem sendo estudado pela Prefeitura.

E os representantes do Legislativo saíram satisfeitos do encontro. “Agradeço a todos os vereadores pela presença na reunião e pelas manifestações em plenário, e principalmente à Secretaria de Desenvolvimento Social. É muito bom vermos uma equipe entrosada e que nos oferece todas as informações detalhadas sobre sua atuação. Saímos desta reunião produtiva bem informados e tranquilos para darmos encaminhamento às demandas e avançar nesse sentido”, concluiu Arnaldo de Oliveira.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem