ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara de Contagem abre espaço para reivindicação dos servidores da Saúde

25 de novembro, por Leandro Perché

Os servidores públicos municipais da Saúde estiveram presentes em peso na plenária desta terça-feira (24) da Câmara Municipal de Contagem, para protestar contra a administração municipal e reivindicar melhores condições de trabalho e remuneração. Na oportunidade, representantes Sind-Saúde Contagem ocuparam a tribuna da Câmara para apresentar a situação dos servidores e suas reivindicações.

Diretora do sindicato, Rafaela Carvalho externou sua indignação com a falta de diálogo da Prefeitura com os trabalhadores do segmento, e pediu envolvimento dos vereadores no sentido de cobrar da administração municipal o cumprimento da pauta da campanha salarial de maio deste ano. Ela lembrou que os servidores municipais não receberam recomposição salarial neste ano, devido à política de austeridade e contenção de despesas anunciada no primeiro semestre pelo prefeito Carlin Moura (PCdoB). E criticou as condições de trabalho dos servidores da Saúde.

“A inflação está em 10% e estamos com o salário defasado, pois não tivemos recomposição. Além disso, trabalhamos em unidades de saúde sem ataduras, sem papel para receituário, sem injeção para aplicar no usuário. E a prioridade do Município são as obras? Obras são necessárias, mas, se não cuidamos da saúde da população e do trabalhador, não teremos quem usufrua delas”, desabafou Rafaela.

A sindicalista ressaltou que alguns compromissos firmados pela Prefeitura com a categoria ainda não foram cumpridos. “Os 25 dias úteis de férias para 2016, por exemplo, é um acordo assinado com o Executivo, e não está nesta Casa até hoje para ser votado, faltando menos de um mês e meio para o ano acabar. A folga de aniversário referente a 1º de janeiro de 2015, não conseguimos gozar, porque não foi aprovada pela Câmara; assim como o reajuste de R$ 20 no vale alimentação”.

Rafaela Carvalho acusou, ainda, a administração municipal de não estar cumprindo a carga de trabalho de 30 horas semanais para os servidores da Saúde, e de ter submetido ao Legislativo, recentemente, um projeto que aumenta essa jornada, dentre outros projetos, sem dialogar com a categoria. Por fim, criticou as terceirizações que, segundo ela, levariam à “precarização do trabalho e escravização do trabalhador”.

Por sua vez, a servidora Márcia Áurea Luiz também usou a tribuna, ratificando as palavras da sindicalista e pedindo ação da Câmara Municipal. “Nós trabalhadores estamos sendo oprimidos pela nossa chefia e sofrendo com péssimas condições de trabalho”, reclamou. “Vou cobrar que os vereadores passem nas unidades de saúde de alta periculosidade. Peço que cumpram sua função de fiscalizar a Prefeitura e que olhem por nós”, concluiu.

Resposta da Câmara

Durante a plenária, o vice-presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (SD), e o presidente da Comissão de Saúde da Casa, vereador Rodinei Ferreira (PT), defenderam a mobilização dos servidores, e asseguraram o envolvimento do Legislativo no sentido de buscar soluções para a Saúde do Município, incluindo um esforço das comissões para agilizar a tramitação de projetos relacionados ao setor.

A partir das reivindicações, a Comissão de Saúde da Câmara se reuniu, após a plenária, com alguns representantes dos servidores, para entender melhor suas demandas e debater projetos de lei relacionados à Saúde do Município que estão no Legislativo de Contagem. Estiveram presentes também membros das comissões permanentes de Administração e Serviços Públicos, e de Legislação e Justiça, que são responsáveis pelos pareceres aos projetos antes de sua votação em plenário.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem